ASN MS Atualização
Compartilhe

Professores de Escolas Municipais de Água Clara recebem pela primeira vez, formação em empreendedorismo

Por meio do programa Cidade Empreendedora, educadores do município tiveram primeiro contato com a metodologia inovadora
Por Amanda Maia
ASN MS Atualização
Compartilhe

Por meio do programa Cidade Empreendedora, educadores do município tiveram primeiro contato com a metodologia inovadora

Para despertar nos estudantes do Ensino Fundamental a capacidade de inovar e transformar ideias em algo de valor para a sociedade, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será aplicada, pela primeira vez, na Rede Municipal de Ensino de Água Clara. A iniciativa integra o eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal – e, por meio dela, os professores são capacitados para que o tema empreendedorismo seja trabalhado em sala de aula.

Na sexta-feira (8), foi realizado o primeiro passo dessa formação, quando os professores e corpo técnico participaram de uma palestra de sensibilização. De acordo com a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o encontro veio para explicar como funciona a metodologia.

“A palestra marca o início das atividades do eixo de Educação dentro do programa Cidade Empreendedora e é muito importante, pois, por meio dessa sensibilização, apresentamos aos professores e às equipes pedagógicas das escolas como o JEPP pode ser aplicado em sala de aula. Após essa palestra, os professores serão capacitados por meio de um curso para que possam começar a aplicar a metodologia com os estudantes a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou a gestora.

Para Andréia Rodrigues de França, professora do Ensino fundamental, que trabalha na Escola Luciano Silvério de Oliveira, a metodologia é didática e vem para complementar a estrutura curricular. “Eu achei muito interessante a palestra porque é através do envolvimento entre escola, aluno e o programa Educação Empreendedora, que nós vamos poder usar todo o material oferecido e complementar, cada vez mais, o aprendizado das crianças. Essa ação é muito importante e só irá trazer benefícios para o crescimento das crianças, além de ser um desafio para nós, professores. A palestra foi bastante esclarecedora e estou empolgada para trabalhar o conteúdo com os alunos”, comentou a docente.

Já para Rosana Alves Mendes, professora do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, que trabalha na Escola Luciano Silvério de Oliveira, a palestra foi um momento importante para conhecer a proposta e os conteúdos que a metodologia oferece. “Acredito que, não só eu, como todos os professores aqui, estão contentes com a capacitação e com chegada da metodologia na nossa escola. Depois da palestra eu percebi que muitas portas vão se abrir, além de ser um conteúdo complementar para a educação dos nossos alunos, nós teremos a oportunidade de despertar a curiosidade nas crianças”, afirmou a professora.

Sobre o JEPP

Para que a metodologia do JEPP seja aplicada em sala de aula, o Sebrae/MS capacita os docentes e possibilita que o tema empreendedorismo seja trabalhado com estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. Com cada turma, o empreendedorismo é abordado de uma forma diferente de acordo com a faixa etária das crianças.

Por meio dessa abordagem, são desenvolvidos diversos produtos pelos alunos, sob a supervisão e orientação dos professores, tendo como base a cultura do empreendedorismo. Ao final da iniciativa no ano letivo, são realizadas as Feirinhas do JEPP – eventos abertos para a comunidade que mostram o resultado do trabalho feito por todas as turmas.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser acessadas no site oficial ou pelo número 0800 570 0800.

  • Água Clara
  • Cidade Empreendedora
  • educação empreendedora;