ASN MS
Compartilhe

Referência em Ecoturismo, Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais

Agenda viabilizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo permitiu que prefeitos de região turística de MG conhecessem modelo de gestão adotado pelo destino
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Localizado em Bonito (MS), o Polo Sebrae de Ecoturismo oferece uma ampla gama de produtos voltados a gestores, empresários, estudantes e demais interessados no assunto, e foi criado pelo Sebrae/MS com o objetivo de fornecer dados e soluções para aprimorar o segmento em todo o país. Uma das ações oferecidas são visitas de benchmarking, que são agendas técnicas em destinos selecionados para os participantes conhecerem o local, a organização do mesmo e as boas práticas sustentáveis já implementadas. Assim, é possível se inspirar a partir de exemplos reais e levar essas medidas para outras regiões.

Para verificar as boas práticas existentes em Bonito, nos dias 14 e 15 de abril, o Polo Sebrae de Ecoturismo viabilizou a visita de oito prefeitos do Centro-Oeste de Minas Gerais. Consagrado internacionalmente como um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo, a cidade é referência em gestão integrada, onde o poder público e a iniciativa privada trabalham em conjunto para exploração sustentável dos recursos turísticos do município, que só no ano passado recebeu 313 mil visitantes, conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur).

Para caravana de MG, voucher único implementado em Bonito foi boa prática que mais chamou a atenção

Em Bonito, o grupo de Minas Gerais visitou os atrativos Estrela do Formoso, Parque Ecológico Rio Formoso, Gruta do Lago Azul e Estância Mimosa. O papel do Polo nas atividades de benchmarking é justamente fazer essa conexão, facilitando a troca e a aprendizagem dos envolvidos, compartilhando informações com outros lugares que já desenvolvem, ou pretendem desenvolver o turismo utilizando-se da natureza como principal ativo.

“Além das trocas de informações técnicas e de gestão, os participantes têm a oportunidade de vivenciar o destino e visualizar como ele é operacionalizado e os desafios com relação a essa gestão. Receber essas autoridades para nós é muito importante porque esse perfil de público tem um poder de transformação nas mãos, ao voltar para seus lugares de origem e implementar o que eles viram aqui. Assim, o Polo cumpre o seu papel que é disseminar o conhecimento em ecoturismo para vários destinos no Brasil”, explica o gestor do Polo Sebrae de Ecoturismo, Telcio Prieto Barboza.

Segundo o gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, a harmonia entre o poder público e os empresários da região foi o que mais chamou a atenção da caravana, bem como a organização do trade pelo Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR). Bonito é considerado caso de sucesso pela criação do voucher único, um modelo de ingresso padronizado que define os valores repassados diretamente para a arrecadação municipal e aos prestadores de serviço e empresas envolvidos em cada atividade.

“Mato Grosso do Sul é uma referência nas práticas do turismo inteligente e ecológico, e o Sebrae Minas, que tem uma atuação forte no turismo também, trouxe os prefeitos da região turística conhecida como Campo das Vertentes para que eles tivessem a possibilidade de conhecer essas práticas, que fazem o turismo ser mais perene, sustentável e com maiores ganhos financeiros”, ressaltou o gerente.

Para o prefeito de Ritápolis e presidente do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Higino Zacarias, a possibilidade de gerar receita com o turismo de forma organizada e sustentável é essencial para a evolução e rentabilidade do trabalho na região. “A beleza natural de Bonito é algo incomparável, mas acima de tudo nos chamou atenção o potencial que foi trabalhado aqui e a capacidade das pessoas de desenvolver o turismo com técnicas inéditas no Brasil, como o Voucher Único. A questão da comercialização para que os recursos dos impostos fiquem na cidade é inspirador e vamos levar para os gestores que não puderam estar aqui”, salientou o gestor.

Quem acessa o site do Polo Sebrae de Ecoturismo encontra informações gerais sobre como funciona a visita de benchmarking e pode solicitar essa solução preenchendo um formulário. A equipe do Polo dará prosseguimento fazendo a curadoria dos destinos que podem ser anfitriões conforme o interesse do visitante.

Disseminação de conteúdos em Ecoturismo

Grupo no Espaço Interativo do Polo Sebrae de Ecoturismo, localizado em Bonito

O Ecoturismo e o Turismo de Natureza constituem oportunidades para o desenvolvimento turístico na maioria dos destinos brasileiros, sendo que os gestores empresariais e do setor público necessitam de orientações que tornar os destinos e negócios mais competitivos e sustentáveis. Neste sentido, o Polo Sebrae de Ecoturismo foi lançado, sendo uma iniciativa do Sebrae/MS para todo o país.

O Polo visa a produção e disseminação de conteúdos para entidades ligadas ao turismo, para que possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros. O público-alvo são empreendedores de destinos de Ecoturismo do Brasil; gestores públicos; parceiros institucionais e colaboradores do Sistema Sebrae.

Em Bonito, na Regional Oeste do Sebrae/MS, fica o Espaço Interativo do Polo, sendo que as tecnologias disponíveis no local compreendem: Metaverso, realidade virtual, NFT, painéis touchless, sala 270º, ferramenta de inteligência de dados para o segmento, entre outros, que abordam, por exemplo, os principais destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo e o histórico do desenvolvimento da atividade no país. As informações encontradas no espaço também podem ser aprofundadas no portal do Polo Sebrae de Ecoturismo, principal canal de disseminação de conhecimento da iniciativa.

Quem quiser visitar o espaço pode agendar uma visita guiada com especialistas do Sebrae ou acessar ecoturismo.sebrae.com.br.