ASN MS Atualização
Compartilhe

Startup Day: Na região Sul, empresários e especialistas compartilham soluções para os desafios do agronegócio em MS

Potencial para a criação de soluções inovadoras que apoiem produtores rurais a obterem melhores resultados foi tema de diálogo em Dourados, Naviraí e Ponta Porã
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Promover o encontro entre o entusiasmo pela inovação dos empreendedores de startups e a necessidade de resultados ainda melhores dos produtores rurais, gerando novas oportunidades de negócios, esteve entre os objetivos alcançados pelo Sebrae/MS na promoção do Startup Day, no último sábado (22), em Dourados, Ponta Porã e Naviraí, cidades localizadas na região Sul de Mato Grosso do Sul com forte vocação para o agronegócio. Na 11ª edição, o evento contou com a parceria dos Ecossistemas Locais de Inovação dos municípios para conectar empreendedores, startups e pesquisadores em uma programação que levou novos conhecimentos e promoveu o intercâmbio de experiências.

Com atividades como pecuária e agricultura, com produção de soja, milho e cana-de-açúcar, competitivas nacional e internacionalmente, Mato Grosso do Sul oferece um ambiente favorável para o desenvolvimento de startups que desenvolvam soluções para demandas dos produtores e da indústria. Nesse contexto, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destaca que é fundamental a aproximação dos empreendedores com esses segmentos para entender as necessidades.

“Cabe aos jovens e às startups assumirem o protagonismo para fazer a região despontar em inovação, por meio de soluções que podem ganhar escala mundial. Por exemplo, vivemos em um mundo onde cada vez mais a procedência do alimento precisa ser rastreada e a tecnologia pode ajudar muito nesta questão. Os Ecossistemas de Inovação têm vários atores que podem contribuir no desenvolvimento de pesquisas e no levantamento dos problemas dos agricultores, porque às vezes existe uma dificuldade no empresário de expor essa dor, então os jovens podem interferir positivamente para localizar o que precisa ser aperfeiçoado e desenvolver soluções”, propôs Estanqueiro.

Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, participou do Startup Day, em Dourados

Nesta interação de gerações, o Sebrae assume o papel de organizar eventos como o Startup Day para promover a conexão e criar oportunidades de negócios. Em Dourados, o networking entre startups e participantes foi possibilitado com a apresentação do trabalho desenvolvido pelas empresas convidadas: Biotecland Microalgas, produtora de biofertilizante à base de microalgas; PECBR, especialista em acompanhamento técnico de abates; Sistêmica Kovê, produtora de agentes biológicos para o controle de pragas agrícolas; AgroX TECH, sistema de inteligência de dados para produtores rurais; Arrenda Fácil, aplicativo que facilita operações de arrendamento rural entre produtores e proprietários; e PantaBio, que oferece controle biológico por meio de micro-organismo (fungo Trichoderma).

“Eventos como este trazem muitos ganhos para região, seja na possibilidade de novos negócios ou na oportunidade de conhecer as pesquisas em desenvolvimento, então precisam ser feitos constantemente para trazer uma nova oxigenação para os atores que já fazem parte do Ecossistema de Inovação e ainda para atrair novas empresas e novas organizações, fortalecendo o Ecossistema”, afirmou o professor da UEMS, Edwaldo Bazana, representante do Ecossistema Local de Inovação de Dourados.

Entre as autoridades presentes no Startup Day também estavam o conselheiro do Sebrae Alfredo Zamlutti Junior e o vice-presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos.

Em Naviraí, pesquisadores e empreendedores participaram de palestras sobre inovação e fizeram networking

Naviraí: Inspiração para empresas tradicionais

Em Naviraí, a primeira edição do Startup Day na cidade proporcionou novos aprendizados para quem é startupeiro e para quem é empreendedor em modelos de negócios tradicionais. Na palestra “Empreendedorismo em Evolução: O que as startups podem ensinar ao seu negócio”, a coordenadora de produto Geovanna Santiago estimulou o surgimento de insights sobre inovação. “Tratamos sobre como a inovação potencializa o empreendedorismo tradicional, destacando o design thinking como metodologia para criar soluções escaláveis e disruptivas. Foram discutidos ritos e estratégias para formar times eficazes, entender o mercado e validar ideias. São conhecimentos que contribuem para entender o que é empreender e manter um ritmo de inovação constante”, explicou Geovanna.

Rafael Medeiros tem a startup é Fortalecer Soluções Agrícolas e saiu satisfeito da palestra de Junior Rodrigues, CEO do Hub Conecta, sobre onde conseguir capital de investimento. “O Startup Day foi muito produtivo para mim que estava em busca de investimentos. Eu não fazia ideia do tamanho do universo nessa área e dos recursos disponíveis Também consegui entender mais sobre onde está minha startup neste cenário e o que eu consigo adquirir de investimento”, contou Rafael.

A programação ainda proporcionou aos participantes um painel com as startups, contando com Elivelton Monteiro Rodrigues, CEO da Revolte (Delivery Verde), Zadrik Mendonça, CEO da Oleoponto, e Lara Dal Soto, especialista de produtos no MB Startups. Esse diálogo foi mediado pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no campus de Naviraí, Sibelly Rech, que atualmente coordena o Ecossistema Local de Inovação de Naviraí.

“Com certeza a realização do primeiro Startup Day em Naviraí foi um marco muito importante para o nosso Ecossistema, por disseminar conceitos importantes relacionados às startups e ainda mostrar para empreendedores e potenciais empreendedores que existem inúmeras formas e fontes de recursos. O evento promoveu a conexão, a formação de talentos e certamente vai impulsionar muito o desenvolvimento de novos negócios, fortalecendo o desenvolvimento e a economia da nossa região”, destacou Sibelly.

A educadora e empreendedora Daniele Andressa Bassanesi, classificou a experiência como enriquecedora. “Foram muitos insights valiosos. Foi um momento especial para perceber oportunidades que muitas vezes ficam escondidas pela falta de conhecimento. Ainda colaborou para fazer networking com os colegas e conhecer vários modelos de startups. Realmente foi incrível”, considerou Daniele.

Empreendedores, especialistas e estudantes participaram do Startup Day, em Ponta Porã

Ponta Porã: Fomento à cultura empreendedora

Em Ponta Porã, o Startup Day superou as expectativas de público com a participação de 60 pessoas, entre empresários, estudantes e membros do Ecossistema Fronteiras da Inovação. Em sua segunda edição, o evento colaborou para fortalecer a cultura empreendedora.

Enquanto representante do Ecossistema Fronteiras da Inovação, a secretária de desenvolvimento Integrado da Prefeitura de Ponta Porã, Raquel Lageano Quintino, ressaltou a importância do Startup Day para o fortalecimento do Ecossistema. “Saímos fortalecidos pela quantidade de conexões realizadas, conhecemos novos atores que são nossos parceiros e trocamos muitas informações ao longo do dia. Precisamos ter mais eventos como este para promover cada vez mais a inovação em Ponta Porã”, estimulou Raquel.

As atividades foram realizadas das 8h às 15h, com a roda de conversa “Papo de Startupeiro”; a apresentação de pitch de ideias, projetos e startups; e a apresentação das ações do Centro de Desenvolvimento Rural da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Assentamento Itamarati, e o case de sucesso da empresa SBR Prime.

Os participantes do pitch foram avaliados por especialistas e as ideias vencedoras foram: 1º lugar – projeto Easy Nav, criado por Gladson Michitichuc, Márcio Camargo e Cristian Camargo para um GPS de baixo custo, direcionado à agricultores familiares do assentamento Itamarati; 2º lugar – projeto Explorando Onde eu Estou, de André Luiz Sanches Cristaldo para criação de Totens que identificam os locais para turista, com informações de empresas, pontos turísticos, hotéis e outras atrações; e 3º lugar – projeto Santa Impressora, de Nícolas Almino, com a proposta de uma impressora portátil, que funciona de forma autônoma, distribuída em pontos estratégicos, para impressões e cópias, com meios de pagamento, como um caixa eletrônico.

Nestes três municípios, o Startup Day é realizado em parceria com os ecossistemas de inovação que são grupos que reúnem empresas e instituições públicas e privadas para firmar parcerias estratégicas que estimulem o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de projetos inovadores.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.