As cidades de Corumbá e Ladário, no coração do Pantanal sul-mato-grossense, agora contam com um Ecossistema Local de Inovação. A iniciativa foi lançada oficialmente nesta terça-feira (12), por um grupo de entidades, em um movimento que visa o desenvolvimento sustentável e inovador para a região, por meio de políticas e ações estratégicas voltadas para a inovação e o empreendedorismo. O lançamento ocorreu no Senac Corumbá, quando reuniu os membros do Ecossistema Local de Inovação, entre eles, empresas, instituições de apoio e educacionais, organizações não governamentais, Sistema S, entre outros.
O trabalho para a consolidação do Ecossistema Local de Inovação de Corumbá e Ladário teve início em 2022, a partir de um estímulo do Sebrae/MS, que em sua atuação, visa a consolidação destes ambientes no Estado para trazer oportunidades aos pequenos negócios. Segundo o conselheiro do Sebrae/MS e secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Ricardo Senna, agora, serão executadas as ações previstas.
“Os próximos passos a partir deste lançamento do Ecossistema de Inovação de Corumbá e Ladário é a gente monitorar a execução do plano. Apoiar naquilo que é importante e entender que estamos tratando de uma região muito importante, tanto do ponto de vista da biodiversidade, da mineração, do comércio internacional. Precisamos entender o que está sendo proposto, de que forma o Governo do Estado e o Sebrae podem ajudar, assim como as outras instituições podem colaborar para que todas essas ações saiam do planejamento e se tornem realidade”, afirma o secretário, que, na ocasião, proferiu a palestra “Acelerando o desenvolvimento por meio de ações de ciência, tecnologia e inovação”, onde apresentou tópicos importantes para o desenvolvimento do Estado, tendo a inovação como norte.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o papel da instituição é fundamental para um ambiente de negócios promissor aos pequenos empresários. “Após o mapeamento que foi feito, essa união de universidades, institutos, prefeitura, câmara, associação, o Sistema “S”, e sindicatos vão trabalhar no aprofundamento desse trabalho. Assim, conseguimos continuar fazendo a ponte entre quem quer continuar e quem quer produzir”, ressalta o diretor-superintendente.
O Ecossistema Local de Inovação de Corumbá e Ladário tem como prioridade o desenvolvimento de ações para a cadeia de mineração, o turismo e o agronegócio. Ao final, o objetivo é marcar a região como um Polo de Referência em inovações tecnológicas e empreendedorismo em Mato Grosso do Sul.
Também estiveram presentes no lançamento o 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Luiz Gonzaga Crosara Júnior; o presidente da Associação Comercial de Corumbá, André Campos; o gerente do Senac Corumbá, Herivelton Breitenbach; o secretário Municipal de Administração de Ladário, Luciano Jara; entre outras autoridades locais.
Governança local
O Ecossistema de Inovação é um conceito que descreve um ambiente complexo e interconectado, onde ocorre um processo de inovação. Ele envolve diversos atores como empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, governos, investidores, mentores, aceleradoras e comunidades. Todos trabalham em conjunto para impulsionar a criação e adoção de novas ideias, tecnologias e modelos de negócios.
Durante esse lançamento de Ecossistema de Inovação foi apresentado o Planejamento Estratégico do conjunto de atores que pertencem à região a fim de promover o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação. Cerca de 60 pessoas estiveram no local, e dois dos membros do ecossistema, os empreendedores Romel Cuellar Mercado Junior, da Startup VireCiclo, e Thayná Cambará, representante do segmento de turismo da região, apresentaram a iniciativa.
“Não tem como falar de Corumbá, Ladário e região, sem falarmos desse ambiente cultural, cujos fatores da fé, devoção e identidade são elementos condutores para a criatividade. A criatividade está inerente a esse progresso nosso de cultura, porque trazemos sempre a nossa criatividade. Isso já era visto na própria linguagem, da música, da dança e da literatura”, destacou Thayná Cambará.
Apoio do Sebrae
Como uma forma de fomentar o empreendedorismo, além de apoiar o pequeno negócio, o Sebrae envolve a governança e entidades dos municípios em que atua para a criação de um ambiente favorável à inovação, corroborando para a criação de ecossistemas de inovação. Nesse contexto, o Sebrae/MS tem desempenhado um papel fundamental no apoio e orientação em regiões do estado empenhadas na construção e consolidação desses ecossistemas: Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Além desses, agora, o trabalho começará a ser desenvolvido nas cidades de Aquidauana e Jardim.
Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
-