Com o objetivo de transformar Campo Grande em um ambiente promotor do empreendedorismo inovador, a governança do Ecossistema Local de Inovação do município realizou na última sexta-feira (15) a assinatura do Pacto de Inovação. A solenidade ocorreu durante a inauguração do Parktec CG – Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande, localizado na Avenida Rachid Neder, nº 760, Bairro Monte Castelo.
A ideia do Pacto surgiu em 2021, após uma série de reuniões e capacitações feitas pelo Sebrae/MS, contando com vários atores decisivos na política de inovação. “Celebramos aqui a assinatura desse pacto com diversas instituições, como forma de congregar todas as iniciativas entre poder público, iniciativa privada e órgãos prestadores da ciência, como universidades. Sem dúvida nenhuma, um grande marco para a gestão administrativa de Campo Grande”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, também conselheiro do Sebrae/MS.
“É um documento que estabelece o compromisso de todos pelo fomento à cultura de inovação, criatividade e empreendedorismo. E por meio desse pacto, viabilizou-se o Parque Tecnológico, que é um hub de inovação e excelência para impulsionar o avanço tecnológico, incentivar pesquisas de ponta e promover o crescimento econômico sustentável”, complementa o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna.
O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Marcio de Araujo Pereira, também conselheiro do Sebrae/MS, informou que a ideia do Pacto surgiu em 2021, após uma série de reuniões e capacitações organizadas pelo Sebrae com o apoio de outras entidades.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a expectativa é fortalecer ainda mais o Ecossistema Local de Inovação de Campo Grande. “Nossa expectativa é fortalecer ainda mais o ecossistema, para que novas empresas surjam e para que possamos desenvolver, pelo viés da inovação, toda a potencialidade de Campo Grande, e do nosso estado, Mato Grosso do Sul”, disse.
A assinatura do Pacto foi realizada durante a inauguração do Parktec CG, um hub de inovação que impulsionará o avanço tecnológico, pesquisas de ponta e o crescimento econômico da Capital. O espaço age como um núcleo de ideias e criatividade, que oferece espaços de trabalho modernos e inovadores. Na estrutura do local, terá sala de reuniões, estúdio para podcast e ambientes compartilhados. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: AgroTech, Logística, Bioeconomia, Health, GovTech e Economia Criativa.
Também participaram da solenidade os conselheiros do Sebrae/MS: o diretor-presidente da Fundação do Trabalho (Funtrab), Ademar Silva Junior e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine; além do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, da senadora Tereza Cristina, da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, entre outras autoridades.
Apoio do Sebrae
O Ecossistema Local de Inovação de Campo Grande foi lançado em 2021, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e de inovação, fomentar a geração de negócios inovadores na Capital, criar uma governança representativa, integrar os atores do Ecossistema Local e dar visibilidade colocando o município no radar da inovação nacional. As ações estratégicas que formam o Pacto compreendem, inicialmente, quatro vertentes de atuação: Ambientes de inovação e programas e ações; Fomento a políticas públicas; Planejamento e comunicação; e Radar do ecossistema.
Como uma forma de fomentar o empreendedorismo, além de apoiar o pequeno negócio, o Sebrae envolve a governança e entidades dos municípios em que atua para a criação de um ambiente favorável à inovação, corroborando para a criação de Ecossistemas de Inovação. Nesse contexto, além de Campo Grande, há apoio à consolidação desses ecossistemas: Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Esse trabalho também é iniciado em outros dois municípios: Aquidauana e Jardim.
Mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.