ASN MS Atualização
Compartilhe

Para disseminar empreendedorismo, instituição de ensino incorpora dinâmica de programa “Shark Tank”

Em evento com o apoio do Sebrae/MS, por meio do Living Lab, estudantes desenvolvem projetos inovadores e apresentam “pitch” para banca
Por Victória Amorim
ASN MS Atualização
Compartilhe

Seja para quem empreende ou é funcionário em uma empresa, consolidar uma carreira não acontece com facilidade, é preciso resiliência para alcançar um propósito. E, para os mais jovens, ter noções sobre empreendedorismo e mercado de trabalho é algo valioso futuramente. Pensando nisso, o Sebrae/MS, por meio de seu laboratório de Inovação, Living Lab, apoiou a realização de uma dinâmica similar ao programa televiso “Shark Tank”, junto a estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Campo Grande.

O “Shark Tank IFMS”, realizado no dia 8 de dezembro, foi uma iniciativa da Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS (TecnoIF) para estimular alunos a desenvolverem ideias de startups, com os conhecimentos adquiridos no curso. No programa original, os empreendedores inscritos têm a oportunidade de apresentar suas ideias de negócios para grandes investidores. Na versão da instituição de ensino, os estudantes precisaram construir um projeto com base nos conhecimentos acadêmicos e fazer o pitch, uma espécie de apresentação, para uma banca que avaliou a relevância e viabilidade da proposta.

A ação, que reuniu 25 alunos, serve como uma preparação para possíveis oportunidades e, sobretudo, como uma motivação para que os jovens coloquem em cena suas ideias. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Caio Areco Roa, a iniciativa é uma forma dinâmica e imersiva de contribuir com o progresso dos jovens. “Esperamos causar uma mentalidade empreendedora nos alunos e passar experiência de mercado para a criação de novos negócios. Apoiar ideias com potencial de escala no mercado é uma das principais intenções do Living Lab e para isso precisamos preparar serem futuros empreendedores”, reforça.

Para aluno João Leonel Pires de Oliveira Ferreira, a experiência foi muito interessante e desafiadora. “A experiência foi incrível, além de me proporcionar a capacidade de realizar uma apresentação em três minutos, me ensinou também como trabalhar em equipe e como começar a minha própria startup. O grande desafio foi enfrentar o nervosismo que eu estava antes de apresentar para os ‘sharks’ e saber como lidar com as perguntas realizadas por eles”, explica sobre a sua experiência.

Já o estudante Nicolas dos Santos Sá afirma que tinha costume de assistir o programa e que se empolgou com a experiência de participar de uma reprodução. “O Shark Tank é um dos meus programas de televisão favoritos. Quando o professor comentou que teríamos a oportunidade de experienciar algo parecido àquilo que eu sempre vi na televisão, porém dentro do IFMS, eu e meu amigo logo nos empolgamos. Foi um prazer imenso poder vivenciar um pouco do que sempre vi nas telas dentro do meu ambiente acadêmico, senti que o ato de empreender que sempre vi como distante, se aproximou”.

Além do Living Lab, a iniciativa conta com o apoio da empresa Eng Soluções e do IFMAKER, o laboratório de prototipagem do IFMS. Dessa forma, os alunos tiveram seus projetos avaliados por uma banca formada por professores do Instituto, o Sebrae/MS, a Eng Soluções e Sicredi. Como vencedores, foram escolhidos dois projetos de destaque que receberam 500 reais cada, financiados pelo Sicredi, para motivar e auxiliar a juventude.

Mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS estão disponíveis pela Central de Relacionamento, em 0800 570 0800 ou pelo portal ms.sebrae.com.br.