Três Lagoas recebeu no último sábado (16) o Startup Day, evento realizado simultaneamente em sete municípios de Mato Grosso do Sul. A sede local do Sebrae se tornou o espaço para uma manhã agradável, repleta de networking, troca de experiências, insights valiosos e até a prospecção de novos negócios.
Além de Três Lagoas, que recebeu cerca de 40 participantes, o evento foi realizado em Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Ponta Porã, Bonito e Corumbá. Em todo o país, essa foi a 10ª edição do Startup Day.
A analista-técnica do Sebrae/MS, Patrícia Taiana Batista, destaca a participação local. “O evento superou as nossas expectativas, porque aqui em Três Lagoas essa é a segunda edição. Conseguimos trazer um público qualificado e interessado em inovação. O propósito do Sebrae é o sucesso dos pequenos negócios e o tema tratado hoje tem que estar presente em qualquer modelo de negócios”, avaliou.
A programação do Startup Day em Três Lagoas começou com a palestra “Como fazer um pitch de negócios”, realizada pelo consultor do Sebrae, João Renato Arceno, que também é proprietário da startup OK App, uma plataforma que promove a criação de aplicativos. “Neste momento em que o Sebrae dissemina a cultura dos startups para as pequenas e médias empresas e os empreendedores, buscamos levar a importância da inovação. Fiquei feliz por perceber o apoio do ecossistema de inovação e a participação ativa de representantes das universidades e da sociedade civil”, comentou.
Em seguida, um painel com representantes de outros startups que ganharam destaque em Mato Grosso do Sul, foi mediado pelo empresário Fernando Jurado. A mesa-redonda contou com a participação de Stela Regina Dalecio, proprietária da Tops Manager, Diango Guerreiro, do Diango App e João Renato Arceno, da OK App.
Diango explicou como teve a ideia de lançar o aplicativo, que promove a venda de ingressos e gerenciamento de bilheteria de eventos, permitindo que os usuários conheçam outras pessoas com interesses similares e marquem encontros. “Foi muito gratificante estar aqui, porque foi difícil chegar onde cheguei com meu aplicativo. Vendo o público qualificado que esteve aqui hoje, me sinto muito satisfeito: temos pessoas de todas as idades e com muito potencial”, reforçou.
A painelista Stela Dalecio trouxe uma história de superação e resiliência. Participante do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil em 2009, ela conta que, na ocasião, apresentou um produto aos chamados ‘sharks’ que não deram o aporte financeiro esperado. Porém, Stela não desistiu do sonho e pouco tempo depois, recebeu ajuda para lançar a Descarclean: uma calcinha descartável com absorvente acoplado, que ganhou o mercado brasileiro.
“Eu acredito muito no empreendedorismo, principalmente no empreendedorismo feminino. Baseada na minha experiência, posso dar duas dicas valiosas: a primeira é nunca desista. A segunda é igualmente importante: se você tentou algo que não deu certo, não hesite em partir para a próxima ideia. A nossa cabeça é uma fonte infinita de possibilidades, não esqueça disso jamais”, sugeriu.
Evento promoveu insights e networking
A participante Ana Laura de Alencar Soares esteve no Startup Day representando outra startup local: a Play 55. Criada em Três Lagoas, a plataforma conecta vendedores, clientes e provedores de produtos de loterias, jogos digitais e filantropia premiável. “Sou sócia da empresa e estamos crescendo. Eventos como esse conectam pessoas dos mais variados nichos como universidades, empresas de tecnologia e empresas de outros segmentos. Todos precisamos interagir mais, para fecharmos negócios futuros”, avaliou.
Também na plateia, o casal de empreendedores Marco Cinelli e Giovana Maia vive um novo momento profissional: ambos decidiram empreender e aproveitaram o evento para obterem inspirações. Marco considerou os conhecimentos obtidos muito valiosos e aproveitou para fazer networking. “Deu para perceber que a união dos empresários, startups e representantes das universidades estão criando elos importantes para cidade e ver isso de perto foi muito gratificante”.
Giovana concordou: “Eu trabalho com Marketing e quando se trabalha nesse meio é muito importante ver outra realidade, mais fora das redes sociais. Me deu insights para entender como poderemos atender esse novo mercado, que está em expansão”, reforçou.
Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.