ASN MS
Compartilhe

Semana da Inovação conecta empreendedores a novas tecnologias e oportunidades de negócios em Ponta Porã

Sebrae/MS promoveu palestras, oficinas e rodada internacional que resultou em R$ 15 milhões em expectativas de negócios
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Para fomentar a geração de negócios e transformar conhecimento em oportunidades de mercado, o Sebrae/MS levou para a Semana da Inovação, em Ponta Porã, palestras, oficinas práticas e atividades de conexão empresarial. O evento foi realizado pelo Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn), de 19 a 23 de outubro, e contou também com a parceria da Prefeitura Municipal, Sesi e Senai.

Empresários puderam apresentar produtos e serviços que oferecem por meio da rodada

Uma das ações de destaque foi a Rodada de Negócios Internacional, promovida pelo Sebrae. Com aproximadamente 50 participantes, o encontro gerou a expectativa de R$ 15 milhões em negócios a partir dos contatos estabelecidos. Segundo a secretária de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Paula Consalter Campos, a ação possibilitou a conexão entre brasileiros e paraguaios. “É o momento em que a gente consegue criar conexões entre empresários que trabalham em um mesmo nicho. Aqui, nós estamos com empresários majoritariamente da área de logística, um segmento econômico que está se desenvolvendo fortemente no município”, afirmou.

A integração entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, também foi ressaltada por Juan Carlos Bóveda, chefe do Ministério de Indústria e Comércio do Departamento de Amambay, no Paraguai. Para ele, a proximidade entre os dois países favorece o desenvolvimento conjunto. “Para nós, que somos fronteiriços, não existe Brasil, Paraguai, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero: somos uma cidade gêmea. É como um bairro grande. Não existe divisória”, declarou.

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo, a rodada contribuiu para conectar empresas às oportunidades que surgem com o avanço do Parque Tecnológico e o potencial logístico do município. “Ponta Porã está vivendo um momento especial. Todo esse avanço que veio, em parte, por conta do Parque Tecnológico, traz consigo uma série de oportunidades, e está todo mundo atento para isso”, avaliou.

Superintendente gestor do PTIn, João Caetano também destacou a importância da parceria com o Sebrae/MS para aproximar empresas e estimular novos negócios. “Este encontro cumpre um papel muito importante que o Parque tem, que é fazer as conexões necessárias para a geração de negócios, para fortalecer o empreendedorismo”, afirmou.

Representantes do Sebrae/MS, PTIn, Prefeitura de Ponta Porã e empresários participaram da ação

Conexões e novas parcerias

Quem participou da rodada de negócios, como o empresário Cristiano José Rodrigues Fontana Pereira, que atua há 25 anos nas áreas de tecnologia e inteligência artificial em Ponta Porã, afirma a importância da iniciativa para gerar aproximação entre os empreendedores. “As pessoas que conheci demonstraram entusiasmo e interesse nas soluções apresentadas, então, acredito que esses contatos podem gerar novos negócios. Foi uma participação muito positiva e válida para quem deseja investir ou firmar parcerias”, expôs.

Outro participante foi o empresário Rafael Costa Franco, que também atua na área de tecnologia. Com operação em todo o Brasil há dois anos, a empresa dele possui base em Ponta Porã e em Assunção, no Paraguai. “Foi uma experiência excelente. A dinâmica da rodada permitiu que eu tivesse contato com empresários de diferentes mercados. Consegui conhecer todas as pessoas e gerar diversas conexões e até parcerias. Estou em conversa preliminar com dois empresários e muito otimista com os futuros negócios”, garantiu.

Oficina maker Fashion Lab também fez parte da Semana da Inovação

Inovação na prática

A programação aplicada ao longo da semana mostrou que inovar vai além da tecnologia: mudanças nos produtos, nos processos e no atendimento também podem gerar diferenciais competitivos. Este foi o principal foco das ações do Sebrae/MS durante o evento, com atividades voltadas à criatividade e à aplicação de novas tecnologias em diferentes áreas, como games, moda e economia criativa, além de conteúdos relacionados à gestão empresarial.

Para o analista de negócios do Sebrae/MS, Flávio Domeniche, inovar também significa desenvolver novas formas de enfrentar desafios e identificar oportunidades. “Inovar não é apenas falar de tecnologia, mas também aprender a olhar para os problemas de uma maneira diferente, enxergar oportunidades e ter coragem de tirar ideias do papel”, destacou. “Foi interessante perceber como essas experiências podem estimular a participação, a troca de conhecimentos e a construção coletiva. Quando as pessoas são convidadas a experimentar, interagir e pensar juntas, a inovação deixa de ser algo distante e passa a ser uma possibilidade real, que pode começar com uma simples ideia”, acrescentou.

Entre as atividades, a oficina maker Fashion Lab: transformando resíduos em novos produtos despertou o interesse de Larissa Rodrigues Simões Penzo, que trabalha na produção de acessórios como brincos, pulseiras e chaveiros. “Participei do evento porque me interessei pela possibilidade de conhecer novas tecnologias aplicadas à moda, especialmente o uso da impressora 3D e da máquina de corte a laser. Estou sempre buscando novas referências e conhecimentos para aprimorar meu trabalho, e fiquei muito satisfeita com o conteúdo da oficina”, afirmou.

Palestra sobre mercado de games integrou atividades promovidas pelo Sebrae/MS

A programação também abordou o mercado de games, com a palestra “MS Zero to Hero – Cenário de Games em MS”. DJ e streamer, Roberto Boller destacou a relevância do conteúdo para quem acompanha o setor e busca novas perspectivas profissionais. “A palestra foi muito positiva e válida para quem atua na área. Fiquei sabendo, por exemplo, que Mato Grosso do Sul está bem-posicionado na criação de games, o que para mim é uma novidade. Esta área está em pleno desenvolvimento aqui no Estado e gostaria que a cidade tivesse mais eventos como esse”, comentou.

Durante o evento, também teve a realização da palestra “NR-1 Empresas saudáveis, times fortes: Desafios da gestão de riscos”, voltada à atualização sobre a Norma Regulamentadora nº 1 e os desafios relacionados à gestão de riscos ocupacionais.

Mais informações sobre ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.