Por meio do Ecossistema de Inovação, com o Sebrae/MS e a UFMS, alunos de escola estadual conheceram oportunidades para empreender
A palestra Talk – Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Trabalho apresentou oportunidades e informações para 100 estudantes da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, de Corumbá. Durante duas horas, na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), os jovens participaram de bate-papo com professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e analistas do Sebrae/MS para conhecerem o mercado de inovação.
O evento foi realizado no Centro Sebrae Pantanal (avenida Rio Branco, 1180, bairro Universitário) dentro de ações previstas pela governança do Ecossistema de Inovação em Corumbá, com parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Sebrae/MS, além de apoio da direção da escola estadual Carlos de Castro Brasil.
O analista do Sebrae/MS Felipe Mendes ressaltou que o debate foi feito para instigar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo e a observação de necessidades que o município e o bioma Pantanal possuem em termos de ações inovadoras. “Esses estudantes têm contato o tempo todo com a tecnologia e eles podem observar o que há de necessidades ao redor deles e buscar o conhecimento para atuar diretamente nessas questões. Eles podem transformar o local onde vivem”, observou.
Professor do curso de Sistema de Informação da UFMS Câmpus Pantanal e doutor em Ciência da Computação, Artur Oliveira Gomes pontuou que os estudantes do ensino médio já estão em contato com qualificações profissionalizantes. Com as palestras realizadas, esses adolescentes podem descobrir diferentes formas de aplicar os conhecimentos que estão adquirindo e direcionar o caminho para uma carreira dentro do próprio município.
“A gente apresenta o rol de oportunidades e instiga a criatividade deles. Na UFMS, tratamos disso com o adolescente caminhando para a fase adulta e a ideia agora é falar dessas oportunidades um pouco antes de eles chegarem nessa idade que eles entram na universidade. É uma centelha que a gente dispara neles para atiçar o engajamento desses jovens, motivá-los a participar de novos eventos. Muitos são tímidos em termos de falarem sobre as ideias que têm, mas com esse espaço aqui oferecido pelo Sebrae é um local onde eles podem tratar dessas ideias e se expressarem”, defendeu Artur Gomes.
A conversa com os 100 estudantes da escola estadual também teve a participação do coordenador do curso em Sistemas de Informação da UFMS Câmpus Pantanal Rogério Guths, que apresentou os ramos de trabalho existentes a partir de uma formação técnica na área de analista de computação.
Essa palestra integra projeto-piloto do Ecossistema de Inovação em Corumbá, que possui integrantes do Sistema S, de organizações governamentais e não governamentais, empresários, institutos de pesquisa e universidades. Os grandes eixos de atuação desse grupo são voltados para fomentar atividades nas áreas do agronegócio, na cadeia da mineração e no trade turístico.
As ações voltadas para o Ecossistema de Inovação em Corumbá estão alinhadas a atividades promovidas dentro do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui. Saiba mais sobre o Centro Sebrae Pantanal acessando este link.