Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Portal AgroRica Empreende foi apresentado ao público durante lançamento da ferramenta
ASN MS 29/07/22 às 12:40
Compartilhe

Para dar apoio aos produtores locais, Sebrae/MS e Prefeitura de Costa Rica lançam Portal AgroRica Empreende

Por Natalie Malulei
ASN MS 29/07/22 às 12:40
Compartilhe

Município é o primeiro de Mato Grosso do Sul a implementar a ferramenta que foi apresentada aos produtores durante o I Simpósio de Pecuária de Corte e Leite

Na manhã desta sexta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Costa Rica e o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, lançaram o Portal AgroRica Empreende. O município é o primeiro de Mato Grosso do Sul a implementar a plataforma digital que vem como mais uma ferramenta de apoio aos produtores locais e o funcionamento da tecnologia foi apresentado ao público durante o I Simpósio de Pecuária de Corte e Leite.

Segundo o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves do Santos, o portal reúne todos os benefícios disponibilizados para os produtores por meio do projeto AgroRica, executado pela prefeitura, além de apresentar um planejamento feito para o desenvolvimento da agricultura familiar no município com o apoio do Cidade Empreendedora e as ações desenvolvidas pelo programa para esse público.

“Nosso principal intuito é levar informação para o pequeno produtor e facilitar o acesso dele aos serviços oferecidos. Ele vai poder fazer reserva de maquinários, por exemplo, de forma on-line sem ter que se deslocar até a prefeitura, além de saber quais são os benefícios que pode ter acesso como o Microcrédito Orientado que possibilita que ele apresente um projeto e receba até R$ 20 mil para executá-lo, desse valor, a prefeitura irá subsidiar metade e o restante ele pode quitar em até 36 parcelas”, destacou o prefeito.

Prefeito, Cleverson Alves dos Santos, expôs a importância do Portal AgroRica Empreende para o município

Segundo a gerente a Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, o Portal AgroRica Empreende é mais uma entrega que vem corroborar com o trabalho já desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora no município. Por meio da iniciativa, cerca de 20 produtores da agricultura familiar recebem consultoria para melhorar qualidade dos alimentos e estabelecer um planejamento de produção. Com essa iniciativa, muitos já se tornaram fornecedores da prefeitura através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Alimenta Brasil (PAB) e passaram a atender também mercados locais.

Juntamente com esse trabalho, o Sebrae também capacita os servidores municipais na área de compras governamentais para que possam tornar os processos licitatórios mais céleres e eficiente, além de organizarem as demandas de aquisição de produtos em um cronograma. “Temos trabalhado no município para apoiar tanto os pequenos produtores quanto a administração municipal e o portal é uma entrega inovadora que representa uma ferramenta estratégica de gestão, pois irá trazer mais transparência para as ações desenvolvidas pelo poder público, já que ali, os produtores poderão acompanhar todo o planejamento não só deste ano, mas também dos seguintes”, enfatizou Luzicarla.

Para os produtores da agricultura familiar, como Pedro Castro Dias, a implementação do Portal AgroRica Empreende é de grande valia e irá fazer diferença no dia a dia. “Achei o portal muito inovador e é uma ferramenta importante para nós, porque vem para facilitar a nossa vida. Não vamos mais precisar sair da nossa propriedade e ir até a secretaria para ver o que precisamos. Chegou em uma boa hora”, comentou o produtor.

I Simpósio de Pecuária de Corte e Leite reuniu produtores de Costa Rica e região

I Simpósio de Pecuária de Corte e Leite

Nesta sexta-feira (29), além do lançamento do Portal AgroRica Empreende, o I Simpósio de Pecuária de Corte e Leite, realizado com o apoio de várias instituições, entre elas o Sebrae/MS, traz para os produtores de Costa Rica quatro palestras que envolveram temas como manejo de pastagens; alimentação para o rebanho no período de seca; motivação e superação; controle de ectoparasitas; e crédito rural.

“Promovemos um evento extremamente técnico com capacitações voltadas para vários segmentos. A necessidade de abordar os temas trazidos foram identificadas durante as visitas que fizemos nas propriedades, então, percebemos que, de fato, esses assuntos eram uma carência dos produtores e a nossa ideia é apoiá-los para que possam melhorar a produção e aumentar a lucratividade”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins.

Durante o evento, a Prefeitura de Costa Rica fez a entrega de dois tratores agrícolas que serão disponibilizados para dar apoio aos produtores da agricultura familiar por meio do projeto AgroRica. Também foi assinado um termo de parceria entre a administração municipal e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para a cedência de um cavalo mecânico que será disponibilizado aos produtores para auxiliar no transporte de insumos e escoamento de produção.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS no âmbito do programa Cidade Empreendedora ligue para o número 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas