ASN MS Atualização
Compartilhe

Empresários de Rio Verde de MT aprendem técnicas gastronômicas para atrair turistas

Prefeitura local e Sebrae/MS, com apoio do Senac, realizam curso que valoriza a gastronomia pantaneira
Por Rodolfo César
ASN MS Atualização
Compartilhe

Prefeitura local e Sebrae/MS, com apoio do Senac, realizam curso que valoriza a gastronomia pantaneira

Donos de bares, restaurantes, hotéis e pousadas em Rio Verde de MT estão capacitando-se para oferecer no trade turístico da região norte de Mato Grosso do Sul os sabores e temperos que o bioma reserva e são exclusivos. O Curso Gastronômico: pratos típicos pantaneiros está ocorrendo no município no âmbito dos programas Pró Pantanal e Cidade Empreendedora, por meio de parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura local, com apoio do Senac.

Durante cinco dias, os empresários de diferentes negócios que atendem turistas que visitam o município estão aprendendo com aulas práticas como preparar e finalizar pratos tipicamente do Pantanal sul-mato-grossense. Além da produção desses alimentos, os empreendedores vão descobrir curiosidades e detalhes de uma lista de delícias que a culinária local oferece.

Nesse curso haverá o preparo de macarrão de comitiva, chipa, arroz carreteiro com ovo frito, pintado à urucum, nhoque de mandioquinha, paçoca pantaneira, pacu assado à moda pantaneira, caribéu pantaneiro, mojica de pintado, bori-bori de frango, arroz boliviano, cachorrada com queijo caipira fresco e saltenha. É um cardápio para encher os olhos e a barriga, além de representar uma estratégia para cativar os turistas e incrementar os negócios.

Jane Paiva, analista técnica do Sebrae/MS, explica que o curso vai ajudar na construção de um trabalho que vem sendo desenvolvimento para fortalecer o turismo na região norte do Estado. “O Curso Gastronômico Pantaneiro faz parte de várias ações realizadas no município de Rio Verde MT, através do Pró Pantanal e do Programa Cidade Empreendedora. Essa capacitação irá fortalecer a identidade local por meio da arte da culinária pantaneira de Mato Grosso do Sul e vai fomentar atividades econômicas no eixo do turismo”, detalha.

Junto com o curso ainda foram montados três workshops que vão detalhar a preparação e planejamento de pratos típicos pantaneiros, com a realização de um cardápio completo e ainda a harmonização de pratos com bebidas. Cada um dessas capacitações tem 4 horas de aulas, enquanto o Curso Gastronômico Pantaneiro envolve treinamento por 20 horas. Todos eles vão acontecer na Cozinha Industrial de Rio Verde de MT, que fica na avenida Barão do Rio Branco, 51, no Jardim José Antônio.

Reus Antonio Sabedotti Fornari, prefeito de Rio Verde de MT, participou da aula inaugural do curso, realizada na tarde desta segunda-feira (18). Ele pontua que essa capacitação gastronômica vai contribuir para elevar o nível do trabalho do empresariado que atua no trade do turismo. “Isso vai ajudar a embalar, o turismo passa por gastronomia. Aqui temos um cenário propício para isso: temos o Pantanal, o rio Taquari, o rio Coxim, peixes, carnes exóticas. Temos os elementos para trazer o turista, é uma grande oportunidade e isso ajuda a levar o desenvolvimento”, reforça.

Nessa aula inaugural também esteve presente Claudio Fornari, 1º vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e integrante do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS. Além dos empresários do setor turístico, duas merendeiras do setor de educação municipal vão frequentar as aulas. No total, 20 pessoas vão ser capacitadas.

A chef Patrícia Ayres, do Senac Campo Grande, reforça que o trabalho em desenvolvimento é para garantir uma gastronomia de qualidade e com muito sabor pantaneiro. “Durante esses dias de curso a gente vai fazer diversas produções da cozinha pantaneira. Vai ser uma coisa mais gostosa que a outra”, promete.

Empresários e merendeiras na aula inaugural do Curso Gastronômico Pantaneiro, em Rio Verde de MT

Turismo na região norte

Empresários de Corguinho, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso estão participando de consultoria gratuita sobre “Formatação de Produtos Turísticos” desde final de abril. Nesta ação, o programa Pró Pantanal contempla os atrativos turísticos localizados na região Norte do Estado, visando a capacitação e inserção de inovação nesse setor.

Os participantes estão se especializando para ofertar uma experiência diferenciada para turistas. A consultoria tem duração de cinco meses, com o diagnóstico para ações de curto, médio e longo prazo; formatação de produtos turísticos, uso da inovação na empresa e a divulgação em ambiente digital.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

  • Cidade Empreendedora
  • gastronomia pantaneira
  • Pró Pantanal