ASN MS Atualização
Compartilhe

Para avaliar estágio de inovação, Sebrae aplica pesquisa em empresas de cinco cidades do Estado

Líderes e colaboradores podem responder o relatório que irá mensurar o índice de maturidade e expor pontos para desenvolvimento de plano de ação
Por Camila Mortari e Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

Entre agosto e outubro, o estágio de maturidade e inovação de pequenos negócios e médias e grandes empresas, de cinco cidades do Mato Grosso do Sul, serão avaliados. À frente deste trabalho, está o Sebrae/MS, que aplicará a metodologia Innoway. O objetivo é de que, além de líderes, colaboradores respondam o questionário e assim contribuam para o diagnóstico e, posteriormente, no desenvolvimento do plano de ação para aumentar o índice de maturidade e inovação dessas empresas.

O Innoway é um diagnóstico sobre a cultura de inovação de uma empresa, feito através de uma pesquisa anônima on-line, que gera um relatório técnico. Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá e Chapadão do Sul, são as primeiras cidades do Estado a receber esse relatório individual, que será encaminhado a cada organização participante e constitui em um material estratégico para tomada de decisão, orientação para desenvolver novos produtos e serviços e melhoria de processos.

De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a expectativa, além da competitividade, é de que pequenas empresas possam colaborar com médias e grandes empresas privadas e públicas em processos de inovação aberta. “Vamos utilizar as informações para tomada de decisão e direcionamento de produtos, serviços e o atendimento com foco nas necessidades de inovação das empresas do Estado. Também é um subsídio para o nosso Planejamento Estratégico. Cada empresa receberá um relatório com o resultado do seu diagnóstico contendo sugestões de planos de ação para melhoria da capacidade de inovar e poderá solicitar acompanhamento do Sebrae na implementação das ações”, reforça o diretor de Operações.

Apoio do Sebrae à inovação

Por entender que fomentar a inovação aumenta a competitividade dos pequenos negócios de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS desenvolve diferentes ações. Uma delas é o apoio à consolidação dos Ecossistemas de Inovação no Estado, que conta com nove desses ambientes, em Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Além disso, para impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores, a instituição iniciou em 2016, junto a uma rede de parceiros, o Living Lab – laboratório de inovação aberta e prototipagem, onde cerca de 830 ideias inovadoras já passaram e atualmente mais de 140 estão em aceleração. O laboratório promove a conexão entre empreendedores, mentores, investidores, universidades e empresas nacionais e internacionais para que negócios, ideias e iniciativas possam surgir e prosperar, revelando uma nova geração de negócios inovadores e startups.

Somente no primeiro semestre deste ano, o Sebrae/MS já realizou mais de 16 mil atendimentos na área de inovação, contemplando 5.946 empresas distintas. Mais informações pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.