Curso promovido por Pró Pantanal e Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, vai capacitar empresários que atuam no trade turístico
Empresários que trabalham com bares, restaurantes, hotéis e pousadas em Sonora começam, no dia 29 de agosto, o curso Gastronômico Pantaneiro. São 20h de capacitação para que eles possam aprender técnicas ligadas à cozinha tradicional pantaneira e reunir conhecimento para promover releitura desses pratos. A capacitação é promovida pelos programas Pró Pantanal e Cidade Empreendedora, iniciativas do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sonora.
As aulas práticas e teóricas vão acontecer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro no Centro Municipal de Alimentação Escolar de Sonora, que fica na Rua Padre Anchieta, 700, Vila Nova. Com apoio do Senac/MS, que disponibilizou profissional capacitado para realizar as aulas, 20 empreendedores estão inscritos. Depois do curso Gastronômico Pantaneiro, ainda haverá três workshops para aprimorar conhecimentos específicos.
O foco desse trabalho é ajudar a potencializar qualidades de empresas dos setores hoteleiro e de bares e restaurantes em Sonora. Com a possibilidade de ter uma gastronomia aprimorada, a proposta é que turistas tenham um atrativo a mais ao visitar estabelecimentos no município. Esses negócios também podem atrair a população local e da região ao ofertar novos produtos no cardápio.
Os potenciais que a gastronomia pode introduzir nos estabelecimentos foram detalhados para os empreendedores em reunião de sensibilização feita no começo de agosto. Priscila Proença, analista do Sebrae/MS, ressalta que o curso vai potencializar as qualidades da tradição pantaneira presente na região. “A região acaba ficando fortalecida, embasada na questão da gastronomia e culinária. É muito importante que os negócios que trabalham com alimentos sejam capacitados. Isso é uma bandeira local, que cria identidade, lembra de sabores, traz aconchego”, detalha.
Sonora recebe essa capacitação pela primeira vez e o gerente de Desenvolvimento Econômico do município Tuany Rodrigues reforça que se trata de um fomento para o turismo. O curso ainda integra conjunto de ações que a Prefeitura local tem planejado. “O curso vem de encontro com as ações que a gestão pública vem fazendo no setor de turismo para fomentar o desenvolvimento econômico e social de Sonora. A capacitação vai priorizar técnicas culinárias com toque pantaneiro, reforçando nossa identidade, com muito sabor. Voltado para quem já atua no ramo culinário ou no eixo de turismo, os participantes se aperfeiçoarão cozinhando elementos culturais que fortalecem nossas tradições e raízes, e poderão atrair, pela gastronomia, mais turistas para a região.”
Roberta Francis Pinto, gerente da Unidade Senac Turismo e Gastronomia, esclarece que as aulas vão permitir que os empresários consigam trabalhar bem com a criatividade para transformar comidas típicas em produtos especiais e atrativos. “O Senac/MS terá a responsabilidade de capacitar empresários do segmento de bares, restaurantes, hotéis e pousadas para que eles possam oferecer um menu regional de qualidade, agregando valor ao negócio. Esperamos que cada aluno/empresário possa ter o efetivo aprendizado nas técnicas de elaboração dos pratos, para que ele consiga, independente da receita, elaborar o seu próprio cardápio com criatividade e diferenciação”
Com conhecimento das técnicas de elaboração de um prato, os empresários vão ser instigados a desenvolver cardápios personalizados para atrair a atenção dos clientes. “A ideia não é ensinar, por exemplo, macarrão de comitiva e todos os restaurantes colocarem no cardápio este prato. Com as mesmas técnicas, eles podem apresentar releituras deste mesmo prato”, completou a gerente da Unidade Senac Turismo e Gastronomia.
Além de Sonora, outras cidades da região Norte do Estado também passaram por essa capacitação recentemente. Primeiro, houve o curso em Rio Verde de Mato Grosso, entre os dias 18 e 22 de julho. Depois, as aulas foram ministradas em Coxim, entre os dias 15 e 19 de agosto. Esse treinamento envolveu esforços do Pró Pantanal, Cidade Empreendedora e as Prefeituras locais, além do apoio do Senac/MS.
Para conhecer mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse este link ou ligue para o Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800.
Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.