ASN MS
Compartilhe

Com peças de artesanato de MS, mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é lançada no RJ

Exposição está aberta para visitação do público no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
Por Natália Moraes
ASN MS
Compartilhe

Exposição está aberta para visitação do público no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

O público de todo o Brasil e do exterior já pode conferir, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro (RJ), o rico trabalho produzido por mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, que traz um retrato do artesanato das regiões do Cerrado e do Pantanal, foi lançada oficialmente ontem, quinta-feira (11), em uma solenidade que contou com a presença de autoridades e artesãos dos estados participantes da iniciativa: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A mostra é gratuita e ficará aberta para visitação até outubro.

Presente no lançamento da exposição, o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, também conselheiro do Sebrae/MS, reforçou a importância da iniciativa para promover a produção sul-mato-grossense. “Nossos artesãos depositam em suas artes a nossa cultura, o jeito pantaneiro, as nossas raízes indígenas; toda uma sabedoria que está tão fortemente arraigada na formação do nosso povo. Valorizar a cultura, em todas as suas formas, é reforçar nossa identidade e preservar seus costumes, seu conhecimento. Participar de eventos como este é também uma forma de mostrar a diversidade de uma cultura tão rica como a do nosso Centro-Oeste e trazer esta exposição ao RJ é uma forma para que as pessoas conheçam nosso artesanato, sua origem, o impacto social que isso gera, despertando no turista a curiosidade de vir conhecer Mato Grosso do Sul. A cultura do Estado é ímpar e diversa, tornando-se um centro de várias linguagens culturais, dando condições de atrair um público também diverso para visitar a região”, pontuou.

Também na ocasião, a diretora-técnica do Sebrae/MS e conselheira do CRAB pela região Centro-Oeste, Maristela de Oliveira França, mencionou que além de evidenciar o trabalho feito pelos artesãos, a mostra possui uma ampla programação com o objetivo de fomentar outros segmentos ligados ao Turismo e à Economia Criativa, levando oportunidades para os pequenos negócios destes setores. “Muito mais que o artesanato, nós trouxemos uma exposição que integra Turismo, Artesanato, Gastronomia e Cultura, estaremos de hoje até outubro com todos esses segmentos e teremos semanas temáticas com cada setor em evidência. Além dessa integração, outro ponto importante é olharmos para o mercado. Teremos rodadas de negócios com todos os setores, iremos proporcionar ao trade do turismo o contato com operadoras nacionais e internacionais”, disse.

Por Mato Grosso do Sul, estão presentes peças produzidas por profissionais das cidades de Campo Grande, Bonito, Jardim, Corumbá, Miranda, Bodoquena e Três Lagoas. As obras mostram, principalmente, as belezas da fauna, como jacarés, onças, araras, capivaras e peixes, além da flora, como um quadro de ipê amarelo, árvore que se tornou símbolo do estado. Estas produções destacam-se pela matéria prima e técnica utilizada, como cerâmica, biscuit, madeira entalhada, osso e couro de boi, embalagens de cebola e laranja, colchas bordadas a mão, salsaparrilha, entre outras novidades. O destaque fica por conta de um artigo de 300 quilogramas, que retrata uma comitiva pantaneira inteira entalhada em madeira, rica em detalhes.

Diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, que também é conselheira do CRAB pela região Centro-Oeste, destaca ações da mostra para o público

Estes profissionais sul-mato-grossenses estão tendo a oportunidade de expor seu rico trabalho em uma das principais “vitrines” para o artesanato brasileiro. O CRAB fica localizado em um prédio histórico na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro e tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato e, atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras.

Serviço – Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”

Endereço: Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.

Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Ingresso: Entrada gratuita

Site: https://crab.sebrae.com.br/

-