Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Abertura oficial do evento no bairro Jardim Noroeste
ASN MS 06/08/22 às 12:45
Compartilhe

População do Jardim Noroeste recebe serviços gratuitos do programa Minha Chance

Por Natália Moraes
ASN MS 06/08/22 às 12:45
Compartilhe

Ação, promovida pelo Sistema Fiems e Sebrae/MS, leva inscrições para cursos, atendimentos para empreendedores, vagas de emprego, entre outros

O bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, recebe ao longo deste sábado (06) a terceira edição do “Minha Chance” – programa de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Iniciativa do Sistema Fiems em parceria com o Sebrae/MS, a ação reúne, no cruzamento das ruas Indianópolis e Barbacena, serviços gratuitos para a população, como inscrições para cursos, atendimentos para empreendedores e vagas de emprego.

Durante a abertura oficial do evento, pela manhã, o chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiems, Robson Del Casale, que, na ocasião representou o presidente do Sistema Fiems e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (CDE), Sérgio Longen, destacou que a proposta do Minha Chance é levar ações focadas no mercado de trabalho. “Fazer cursos, procurar vaga de emprego, é esse o objetivo do nosso programa, queremos que todos aqui saiam matriculados nos cursos, para que possam levar o salário para casa no final do mês. Venha se qualificar e arrumar a sua vaga de emprego”, frisou.

População participa do Minha Chance, que reúne diversos serviços gratuitos

Já a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, reforçou que além dos que buscam uma vaga de emprego, a iniciativa é voltada para quem quer empreender. “Aproveite a oportunidade de participar do Minha Chance, é o dia voltado para quem acredita que pode ser um empreendedor. Estamos oportunizando para todos os participantes o acesso à informação, capacitação, serviços sociais, enfim, acredito que estar com a comunidade é um diferencial do Sistema Fiems em parceria com o Sebrae”, disse.

A abertura do evento reuniu ainda outras autoridades, como o diretor do Sistema Fiems, Julião Flaves Gaúna, além de representantes da emissora SBT MS, parceira da iniciativa. Lançado em junho deste ano, o Minha Chance possui o formato de “feira itinerante”, por levar, em um único dia, uma série de serviços gratuitos para a população. O destaque está na divulgação de vagas de emprego e ações para recolocação dos profissionais no mercado. A ação já ocorreu nos bairros Aero Rancho e Moreninhas, onde mobilizou quase 3,5 mil pessoas e capacitou mais de 1,3 mil.

Atendimento e capacitações gratuitas

Estante do Sebrae orienta microempreendedores individuais e quem tem interesse em abrir um negócio

Como parte do Minha Chance, agentes do Sebrae/MS visitaram previamente os pequenos negócios do bairro, para levar orientação empresarial, levantar vagas de emprego disponíveis e conhecer as principais necessidades de capacitação. A partir desta sondagem, os agentes cadastraram as oportunidades encontradas no MS Contrata+, um aplicativo criado pela Fundação do Trabalho (Funtrab) que conecta empregadores e trabalhadores em busca de um posto de trabalho. No sábado, foi o momento da população do Jardim Noroeste buscar as vagas.

Além deste trabalho, no dia do evento, o Sebrae realiza atendimento aos empreendedores, voltado principalmente à abertura e regularização do microempreendedor individual (MEI). Foi o caso de Gleison Araújo, que atua com serviços de lava jato e foi primeiro a buscar o estande no Minha Chance. Morador da Vila Nasser, ele se deslocou ao Jardim Noroeste para regularizar o MEI. “Ficar com o nome sujo não dá para conquistar as coisas. É muito bom ter essa ação aqui no bairro para a gente se regularizar”, destacou.

Outra que buscou o espaço do Sebrae foi a empreendedora e empregada doméstica Rosimeire Duarte, que atua com confeitaria desde 2020. Moradora do Jardim Noroeste, ela aproveitou a oportunidade para se regularizar, entregando a Declaração Anual do MEI e parcelando débitos pendentes. “Achei muito bom, além de ser MEI com bolo eu tenho um trabalho fixo de segunda à sexta-feira, como doméstica. Então, meus horários ficam difíceis, aí surgiu a oportunidade de vir aqui”, mencionou.

Por fim, como parte do Minha Chance, o Sebrae, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, está disponibilizando capacitações em unidades móveis, com cursos técnicos de qualificação em diversas áreas profissionais. Todos são gratuitos. No Jardim Noroeste, as carretas de Panificação e de Construção estão ofertando cursos para a população desde o dia 1º de agosto, das 8h às 18h, e seguem até este sábado.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas