ASN MS Atualização
Compartilhe

Professora de escola pública em Naviraí (MS) vence Prêmio Nacional Educador Transformador

Com projeto de educação financeira, professora Daniela Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, venceu na categoria ensino médio
Por Victória Amorim
ASN MS Atualização
Compartilhe

Diretamente do município de Naviraí, região sul de Mato Grosso do Sul, a professora Daniela Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, venceu a etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, na categoria Ensino Médio. O prêmio é uma iniciativa de apoio e estímulo à educação empreendedora promovida pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil. A premiação reconhece projetos em todos os níveis de ensino do Brasil e anunciou os vencedores da segunda edição na última quarta-feira (24), na Expo Center Norte em São Paulo (SP).

O projeto inscrito pela professora sul-mato-grossense na premiação foi o “Tony Bank – Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”, que funciona como um “banco”, onde os estudantes acumulam pontos de acordo com a conduta acadêmica. Esses pontos são trocados ao final de cada bimestre em uma feira de itens de consumo e produtos arrecadados na comunidade escolar.

“A ideia parte do pressuposto do pensamento ‘ganha-ganha’ difundido no mundo dos negócios e aliado à décima competência geral da Base Nacional Comum Curricular, que é a Responsabilidade e Cidadania. Têm estudantes voluntários para organizar e sensibilizar os alunos sobre sua conduta, administrativo e professores no controle de atrasos, faltas, ocorrências e outros indicadores que são responsáveis por computar os pontos”, explica Daniela Bassanesi.


Projeto inscrito pela professora de Naviraí na premiação foi o “Tony Bank – Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”. Imagem: Sebrae

Durante a premiação, que contou com a participação de outros dois educadores de Mato Grosso do Sul finalistas, sendo: Luiz Carlos Marcelino (categoria: Ensino Superior e Educação para Adultos) e Silvana do Valle Leone (categoria: Ensino Profissional) –, a professora Daniela Bassanesi reforçou a importância do prêmio como um estímulo para o desenvolvimento de ações inovadoras em sala de aula. “É uma honra participar desse prêmio e inspirar outros educadores a participarem. A educação empreendedora é muito importante e com certeza vamos levar mais conhecimento e formas de trabalhar o assunto em nossas escolas”, celebrou.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, ter um projeto de Mato Grosso do Sul reconhecido nacionalmente é também a oportunidade de levar a boa prática para outros lugares. “Para nós do Sebrae é uma grande alegria poder contar com uma professora vencedora da etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador, é uma oportunidade de levar as práticas de projetos e aprendizagens da educação do nosso estado para todo país. E mostrar aos educadores que é possível fazer o diferencial na sua sala de aula e impactar vidas”, avalia.

Em MS, outros dois educadores foram finalistas na premiação: Luiz Carlos Marcelino (categoria: Ensino Superior e Educação para Adultos) e Silvana do Valle Leone (categoria: Ensino Profissional)

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, também presente na cerimônia de premiação, afirma que o prêmio recebido pela educadora é um símbolo da qualidade de ensino em Mato Grosso do Sul e fonte de inspiração para que outras instituições de ensino realizem projetos inovadores.

“Isso é reflexo da dedicação, do trabalho e do empenho dos nossos professores para que a educação faça diferença na vida dos estudantes. Ficamos orgulhosos do desempenho, mas, não é uma surpresa, porque conhecemos o quanto a professora Daniela trabalha, o quanto a escola se dedica. É um reconhecimento que esperamos ser inspiração para que outras escolas busquem não apenas aprimorar, mostrar para sociedade o quanto produzem e entregam a melhoria da qualidade de ensino da rede estadual”, reforçou o secretário.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Educador Transformador nasceu da sinergia entre duas outras premiações que já eram realizadas na área da Educação: o Prêmio Professor Transformador, promovido pelo Instituto Significare e Bett Brasil; e o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Os profissionais da educação inscreveram projetos em sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em Mato Grosso do Sul, ao todo, foram 50 inscrições nesta edição. Mais informações podem ser acompanhadas pelo site: www.educadortransformador.com.br.