ASN MS Atualização
Compartilhe

Durante Startup Day do Sebrae, Dourados e Ponta Porã conquistam avanços para o ecossistema de startups

Com foco em inovação, evento ocorreu simultaneamente em 178 cidades brasileiras
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Dourados e Ponta Porã estiveram entre as sete cidades de Mato Grosso do Sul a sediar a 10ª edição do Startup Day no último sábado (16), com atividades voltadas para a troca de conhecimentos, networking e ampliação de perspectivas. O evento foi promovido pelo Sebrae, em parceria com os ecossistemas locais de inovação.

Em Dourados, o evento reuniu aproximadamente 50 participantes no espaço Locomotiva Coworking. Durante a abertura, a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis, situou os participantes no contexto nacional do Startup Day e da plataforma Sebrae Startups, voltada para empreendedores, investidores e entusiastas da inovação se conectarem e compartilharem conhecimentos. Neste momento, também foram apresentadas as iniciativas estaduais, como o Living Lab, laboratório de prototipagem de negócios inovadores do Sebrae/MS, localizado em Campo Grande, e o Centro de Inovação Tereré Hub, em Dourados, fruto da atuação do ecossistema local de inovação e o primeiro a ser criado no interior do estado.

“Durante o Startup Day é criado um ambiente propício para o surgimento de ideias disruptivas e transformadoras e especificamente em Dourados, pela vocação do município, esta edição tem a intenção de explicar e de também sensibilizar as pessoas sobre a importância de trabalhar a inovação nos eixos do agronegócio e da saúde”, afirmou a gerente Vanessa Reis.

A programação contou com palestras dinâmicas, que abordaram conceitos de startups e futuros, aplicação de inteligência artificial (IA) em startups, tecnologias no agronegócio, além de um painel com as empresas “@Tech: inovação tecnológica para a Agropecuária” e “SBR Prime: sistema de rastreabilidade logística e da qualidade de grãos”. O encerramento tratou da obtenção de recursos por meio de editais de fomento, ministrada por Jardel Matos, que é presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação.

Para uma das participantes, a professora Jane Corrêa Alves Mendonça, representante da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no ecossistema de inovação, o evento representou uma oportunidade para reforçar o networking. “Nosso ecossistema é formado em sua maioria por organizações públicas e falta uma maior participação do empresariado. Então eu vim para tentar melhorar isso e interligar os setores do agronegócio e da saúde. Estamos tentando trazer os empresários dessas áreas que estão aqui hoje para dentro do ecossistema. Vim buscar conexão e consegui”, comemorou a professora.

Conexão também foi o objetivo do CEO da startup Biotecland, Dagon Ribeiro. Sediado em Jataí (GO), o empreendimento tem um centro de distribuição em Dourados e o diretor veio participar do Startup Day para estabelecer parcerias e encontrar clientes. “Eventos assim são muito importantes por possibilitar conexões entre as pessoas. Muitas vezes eu tenho uma tecnologia que soluciona o problema de alguém e alguém tem uma outra tecnologia que soluciona o meu problema e, apesar do mundo super digitalizado em que a gente vive, o contato pessoal, o aperto de mão, o olho no olho, são muito importantes para gerar confiança e quanto mais credibilidade tivermos no mercado, maior é a possibilidade de fazer novos negócios”, defendeu Dagon Ribeiro.

O Startup Day também atraiu participantes da região de Dourados, como o professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Marcos Rogério Ferreira, que veio buscar conhecimentos para que o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (LITA) avance na proteção dos produtos desenvolvidos. “Viemos aprender um pouco mais sobre startup e estamos com quatro projetos em desenvolvimento, atendendo uma demanda crescente e com produtos que podem gerar patentes. Por isso queremos fazer network e encontrar parceiros para alavancar o nosso laboratório”, contou Marcos Rogério.

-

Ponta Porã

Esta foi a primeira vez que Ponta Porã recebeu o evento e contou com um público de 25 pessoas, composto por empresários, estudantes e representantes de instituições. As atividades foram realizadas pelo Sebrae/MS com apoio de parceiros e membros do ecossistema de inovação, das 08h às 12h30, na sede do IFMS.

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo, o Startup Day contribuiu para aproximar esses atores do que acontece no contexto nacional e mundial do mercado de startups. “Foi uma oportunidade muito rica para o fortalecimento deste segmento da economia para a geração de ideias e de negócios inovadores, além de estimular a cultura empreendedora na cidade. Acredito que esta primeira experiência com o Startup Day colaborou para abrir espaço para uma série de outros eventos voltados para a inovação no município”, disse o analista.

Com o conhecimento adquirido nas palestras sobre “O que é startup?” e “Validação de ideias”, os participantes tiveram um momento específico para exercitar a elaboração e apresentação para o público de um pitch, que é uma maneira de vender seu projeto de startup para um possível investidor, de forma direta e rápida. A estudante do IFMS, Marielle Moreira Morel, fez um pitch sobre um projeto de meliponário – coleção de colmeias de abelhas sem ferrão – e gostou tanto do Startup Day que já está pensando na próxima edição. “Foi um evento bem construtivo e vai ajudar bastante a gente no nosso projeto. Queremos que se repita”, disse.

O Startup Day estimulou a interação entre o público, que pôde avaliar as apresentações e conhecer os projetos da Incubadora de Empresas TecnoIF. A programação foi encerrada com um talk case de sucesso com Marcelo Coutinho, CEO da Brazil Beef.

Para o coordenador do TecnoIF do campus Ponta Porã, professor Alex Carmo, o conteúdo do Startup Day foi muito útil, mudou a perspectiva sobre o mercado e produzirá resultados. “Tudo o que foi apresentado nas palestras trouxe uma motivação para nossos alunos desenvolverem os projetos e futuramente poderão criar uma startup e movimentar o mercado”, avaliou o professor.

Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.