Com foco na internacionalização, startups de Mato Grosso do Sul participaram de uma missão técnica em Londres, promovida pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect). A iniciativa levou os empreendedores a dois eventos de referência nas áreas de tecnologia e inovação — o SXSW London 2025 e a London Tech Week, realizados entre os dias 2 e 13 de junho — além de proporcionar visitas a universidades de referência mundial. A ação teve como objetivo ampliar a visão estratégica das startups, fomentar conexões internacionais e abrir caminhos para que soluções inovadoras desenvolvidas no Estado ganhem escala global.
Para o conselheiro do Sebrae/MS e diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a missão abriu caminho para estratégias de captação de investimentos, além de mostrar o potencial dos negócios de MS. “Foram dias intensos de trabalho. Tivemos contatos com universidades que possibilitarão futuros projetos. As empresas inovadoras obtiveram conquistas, evoluíram em suas estratégias de captação de investimento e muitas perceberam que já têm tecnologias de ponta prontas para o mercado global. O Mato Grosso do Sul está preparado para se conectar com o mundo e o Sebrae/MS é parte vital desta construção”, detalhou.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, as agendas internacionais contribuíram diretamente para escalar o patamar de inovação no Estado, bem como aprimorar o entendimento sobre o financiamento de startups.
“O financiamento de startups é algo cada vez mais complexo, exigindo muita qualificação dos empreendedores e maturidade do negócio. Na Universidade Cambrigde, onde estivemos, eles identificaram agora a necessidade de se ter um laboratório de experimentações, algo que nós já temos em Mato Grosso do Sul, com o Living Lab. Temos um horizonte para firmar parcerias. Identificamos nas visitas que todos enxergam o Brasil com um enorme potencial, muito rico para oportunidades. O Sebrae busca consolidar essa condição e a Fundect, com o governo do Estado, é uma grande incentivadora da internacionalização das startups locais”, explicou Tito.
Conhecimento e networking
Com mais de 800 palestrantes, a SXSW London 2025 marcou a estreia europeia do icônico festival de inovação, criatividade e cultura, tradicionalmente realizado em Austin, no Texas. Em Londres, a edição ocorreu entre os dias 2 e 7 de junho e permitiu que os participantes adquirissem mais conhecimento sobre temas como inteligência artificial e automação, games, marketing e publicidade, inovação, ambiente de trabalho e design.
Já a London Tech Week envolveu mais de 600 profissionais de áreas de tecnologia para abordar os impactos da inteligência artificial no empreendedorismo, como gerar negócios de impacto, meios para financiamento de inovações e tração, além da presença de centenas de empresas e instituições de pesquisa que estão procurando soluções inovadoras, como Amazon Web Services, Portugal Trade & Invest, Barclays, Google Cloud.
Além da participação nos dois eventos, a missão também permitiu que as startups sul-mato-grossenses realizassem visitas técnicas nas universidades London School of Economics (LSE), Cambridge e King’s College London para entender demandas e dar início para projetos futuros que também vão permitir intercâmbios entre instituições e empreendedores.
A fundadora da Neuroteks, Mercedes Gabriela Trindade, foi uma das empresárias que participou da missão técnica e destacou a importância do aprendizado obtido. A empresa dela é especializada em automatizar fluxos de trabalho com a inteligência artificial. Além do negócio, Mercedes lidera a empresa Terateks, que transforma resíduos alimentares em biocouro e bioplástico.
“Volto dessa experiência ainda mais convicta de que o futuro exige coragem para inovar e consciência para transformar. A fala de Jensen Huang, CEO da Nvidia, sobre a urgência de capacitar milhões de pessoas até 2030 e garantir soberania tecnológica ecoou com a nossa missão de democratizar o acesso à automação e IA”, comentou a empreendedora, que pretende adotar mais práticas sustentáveis em sua produção, bem como aplicar IA preditiva para otimizar recursos, como uso de energia e logística.
Empreendedor no setor do mercado financeiro com a Magnet Customer, Davi Barboza, também participou da missão e pontuou como a experiência contribuiu para entender acessos para captação de recursos. “Pude conectar com bancos, com investidores. Hoje, um desafio que temos ainda é captar recursos no Brasil. Mas a tecnologia que temos é de ponta. Pude verificar isso e principalmente na minha área. Foi muito importante observar modelos de negócios e eventos assim ajudam muito a gente a evoluir como indivíduo, além de entender como outros negócios estão agindo”, detalhou.
Outro participante foi o empresário da Bemarke, Reynardt Peralta, que ressaltou a importância das conexões feitas na missão para favorecer parcerias. “O que mais agregou para mim foram as conexões feitas, o contato com grandes empresas, tanto para receber dicas, como estudar pontos para abrir parcerias. Fora da missão seria difícil ter acesso a isso. Percebi que a tecnologia que temos é bem avançada e temos oportunidades para serem exploradas em uma internacionalização”, previu Peralta.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS e parceiros no fomento à inovação podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo número 0800 570 0800.
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