ASN MS Atualização
Compartilhe

Startup Day em Corumbá discute como inovação ajuda no desenvolvimento

Evento aconteceu no Centro Sebrae Pantanal e reuniu mais de 20 jovens e integrantes do Ecossistema de Inovação local
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

A proposta de inovação pode ocorrer tanto em recursos tecnológicos, bem como em processos que são praticados em negócios que possuem impacto social. Para discutir formas de o empreendedorismo fomentar iniciativas inovadoras e gerar impacto para o desenvolvimento local, a 10ª edição do Startup Day reuniu jovens de Corumbá e Ladário para participarem de palestra e atividades práticas neste sábado (16), no Centro Sebrae Pantanal.

O evento começou às 8h e só terminou por volta das 13h e foi promovido pelo Sebrae em todo o país. Além de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, o evento foi realizado em Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Bonito.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Felipe Mendes, explicou que a proposta de inovação tem potencial para gerar muitas oportunidades locais e potencializar vocações regionais. “Quando a gente trata de inovação, isso vai além dos recursos tecnológicos. Existem dores que negócios, comunidades, cidades possuem e quando se pensa em atuar em um problema e tentar fazer algo diferente do que é feito já temos um processo de inovação em andamento.”

Evento promoveu insights e networking

A programação voltada para Corumbá e Ladário começou com palestra ministrada pelo empreendedor voltado para propor soluções no conceito de cidades inteligentes, Romel Mercado. Ele abordou o que é uma startup, de onde ela pode nascer e como trabalhar ideias para serem materializadas em negócios. Quem assistiu à apresentação também participou de uma dinâmica para entender sobre problemas locais e fazer uma simulação na montagem de uma startup. Todas as empresas fictícias participaram de um pitch para defender o projeto e tentar captar recursos, durante a simulação.

Depois da dinâmica feita com os 24 participantes, entre estudantes universitários, integrantes do Ecossistema de Inovação local e empreendedores, houve talk show com empreendedora social mirandense Denise Silva, que é CEO da Bruaca e presidente do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI), e Manoel Alves de Araújo Neto, sócio no negócio com impacto social GoHealth, que atua no setor de seguros de saúde e que hoje vive em Corumbá.

Os dois apresentaram os desafios que envolvem o empreendedorismo com impacto social, formas de materializar ideias em negócios, contaram experiências próprias no caminho até consolidarem seus empreendimentos e recursos que podem ser utilizados para buscar a inovação em diferentes setores.

A estudante de Administração na UFMS campus Pantanal Bruna Andressa Soares Almeida indicou que após a dinâmica pensa em aprender mais sobre como pode trabalhar gerando impacto positivo para a cidade onde vive. “Ainda não tinha visto uma palestra que mostrasse sobre como posso gerar impacto positivo, é algo para gente fazer o futuro. Tento interesse em fazer com que muitas pessoas possam conhecer Corumbá e o potencial da cidade. Aqui temos os ribeirinhos, o Pantanal, mas também tem a cidade, o povo que movimenta o Centro, então é algo que agora estou pensando em como trabalhar com isso.”

Lucas Eduardo Leon trabalha como garçom e faz o curso de Administração também na UFMS campus Pantanal. Ele pontuou que o evento gerou motivação para explorar oportunidades localmente. “São novas experiências e oportunidades que a gente tem. O evento deu ideias e motivação para gente procurar um novo meio de ter recurso e ganhar a vida. Além de entender que a gente pode gerar impacto social no que vamos fazer.”

A professora na UFMS Pantanal e integrante do time Enactus, Elaine Dupas, também esteve presente no evento. Ela reforçou que o atual cenário de inovação nos negócios e o empreendedorismo geram uma demanda cada vez mais crescente para que ocorra impactos sociais. “A gente leva do Startup Day em Corumbá a certeza de que o impacto social deve permear todas as ações porque somos catalisadores de projetos que têm como objetivo principal possibilitar que as pessoas se tornem protagonistas para minimizar os problemas locais. Buscar soluções socioambientais que melhoram a qualidade de vida do pantaneiro é uma meta.”

Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.