ASN MS
Compartilhe

Cidade Empreendedora: Gestão municipal define Sítio Pingo D’Ouro como novo espaço de eventos em Jaraguari

Sebrae/MS apresentou duas propostas de modelo de negócio pautadas em estudo turístico econômico-financeiro para a modelagem do atrativo
Por Nayara Tiago
ASN MS
Compartilhe

Sebrae/MS apresentou duas propostas de modelo de negócio pautadas em estudo turístico econômico-financeiro para a modelagem do atrativo

Após um trabalho de modelagem de negócios voltado para o turismo, a gestão municipal de Jaraguari participou, nesta terça-feira (23), de um encontro com uma equipe do Sebrae/MS, que definiu o Sítio Pingo D’Ouro como novo espaço de eventos do município. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.

O estudo apresentado pelo Sebrae visou o apoio na tomada de decisão sobre o melhor uso do empreendimento adquirido pela Prefeitura Municipal de Jaraguari: o Sítio Pingo D’Ouro. A metodologia empregada tem por princípio garantir a sustentabilidade do negócio dos aspectos econômico, social e ambiental. Para isso, foi elaborado um estudo de forma participativa e voltado para o mercado.

Considerando a estrutura existente e o histórico de uso do empreendimento, foram apresentados dois modelos de negócios do atrativo turístico da Prefeitura de Jaraguari: espaço de eventos e restaurante escola. O modelo de negócio escolhido foi a locação do espaço para eventos, inserindo o empreendimento turístico no eixo de Campo Grande a São Gabriel do Oeste, entre 50 a 100 Km. Além da locação para eventos, a proposta é oferecer também no espaço atividades de ecoturismo, passeios, day use e aulas de educação ambiental.

De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Ligia Borges, a outra opção de modelo de negócio apresentada é pautada na gastronomia, um restaurante escola, aproveitando o fluxo da BR 163. “Traçando um comparativo entre as propostas temos que a locação para eventos é uma demanda já existente e existe uma necessidade de ampliação, enquanto o restaurante também é uma demanda crescente, mas que requer uma captação do zero. Outro fator que favorece o espaço é a baixa necessidade de adequação em termos de estrutura para eventos, enquanto o restaurante precisaria de mais ajustes”, pontuou.

O prefeito de Jaraguari, Edson Nogueira, destacou que o espaço reúne entretenimento e geração de renda. “Agora poderemos dar um rumo ao nosso Pingo D’Ouro. Essa será uma forma de trazer o público para a nossa cidade, incentivando a conhecer nossos atrativos, hospedando-se e consumindo em nossos restaurantes, bares, e etc., além de consolidar esse espaço que a prefeitura adquiriu para movimentar a economia”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Kleber Oliveira da Costa, reforçou que o encontrou permite a construção de uma ideia participativa com toda a comunidade. “Foi uma escolha democrática, feita com a participação de diversas entidades e parceiros do município. É assim que a gente constrói as políticas públicas e os projetos, analisando o que é melhor para a nossa cidade, tanto econômica quanto socialmente”, comentou.

A diretora de turismo de Jaraguari, Marinete dos Santos Martins, também participou do encontro e falou da demanda local por um espaço de eventos. “Essa definição vem de encontro ao que estamos vivendo na cidade, visto que temos bastante procura para locação do espaço para vários eventos, como casamentos e festas particulares, então acredito que vai ser muito proveitoso”, disse.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.

-

-

-

  • Cidade Empreendedora
  • Jaraguari