ASN MS Atualização
Compartilhe

Com foco em turismo, guias de pesca e empreendedores de Três Lagoas aprendem técnicas gastronômicas

Inciativa do Sebrae/MS junto de parceiros, é inédita no município e por meio dela, participantes puderam preparar pratos com peixes da região
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Em Três Lagoas, guias de pesca dos rios Sucuriú e Paraná, empresários e amantes da gastronomia aprenderam receitas e técnicas gastronômicas, como opção de ofertar pratos diferenciados a turistas e transformar o conhecimento em uma nova fonte de renda. Ao todo, 15 pessoas participaram da oficina “Delícias no Anzol: fisgado pelo sabor”, organizada pelo Sebrae/MS, em parceria com Associação de Pesca Esportiva (APETL) e Associação Integra Costa Leste, que ocorreu na última quinta-feira (21), no restaurante Águas do Sucuriú.

A capacitação foi ministrada pelo chef de cozinha e turismólogo Marcílio Galeano e os participantes aprenderam três pratos: sashimi, ceviche com aji amarilho e ceviche com leite de coco e coentro, adicionando ainda a banana da terra como complemento. Tradicionalmente, as receitas desta oficina são feitas com a Piranha, mas, por não ser um pescado tradicional na região, no lugar, foi utilizado o Pacú. “O objetivo é agregar mais serviço, sobretudo para quem é guia de pesca e melhorar a experiência do turista, oferecendo três opções de pratos”, explica a analista-técnica do Sebrae/MS, Caroline Pereira Canassa.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Caroline Pereira Canassa, objetivo da oficina é melhorar a experiência do turista na região. Imagem: Sebrae/MS

De acordo com o chef Marcílio Galeano, a proposta foi trazer referências de outros pratos tendo como base o pescado local. “Percebi que muitas pessoas conhecem o ceviche por fazer relação ao Peru, que é a origem do prato, então, nada mais justo do que trazer este conhecimento às pessoas ligadas ao turismo de alguma forma, já que no estado, e aqui, em Três Lagoas, temos muitas opções de peixes. Conseguimos, com a oficina, evidenciar a importância dos pilotos de barco, cozinheiros e todos envolvidos com o turismo, com objetivo de qualificar essas pessoas. É o primeiro passo para fortalecer o segmento”, disse.

Quem participou da oficina também conferiu a padronização de técnicas de preparo e normas de higiene, tanto quando o prato é elaborado dentro do barco de pesca, em uma cozinha do barco hotel ou de um pesqueiro, bem como em um restaurante. Para o presidente da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas, Júlio Roberto da Silva, a ação auxilia na profissionalização de mão de obra. “O turismo está em alta na nossa cidade e região, e a qualificação para nossos guias de pesca é algo fundamental para o desenvolvimento da atividade, para servirmos com qualidade nossos turistas e clientes”, pontuou.

“A gente percebe que é questão de experiência. Em Três Lagoas, temos muitos recursos naturais, mas que não transformamos em produtos. Ao ser parceiro desta oficina, a Associação está reunindo o que tem de potência para fomentar o turismo, já que na nossa região, o turismo náutico é forte e podemos agregar mais”, complementa o representante do eixo de Turismo da Associação Integra Costa Leste, Stênio Congro.

Aula prática

Como parte da oficina, foi entregue um kit contendo receitas impressas, sacola térmica, tábua plástica, faca, potes de armazenamento, hashi descartável, pegador inox, cumbuca de servir, uma camiseta personalizada, um chapéu carandá, além de álcool e luva descartável para auxiliar com os padrões de higiene. Após a aula teórica, cada participante praticou o que aprendeu. Todos os pratos provados e aprovados pelo chef Marcílio Galeano.

Quem participou da oficina também conferiu a padronização de técnicas de preparo e normas de higiene. Imagem: Sebrae/MS

Donizet Alves da Costa, foi um dos participantes. Ele, que é guia de pesca há 27 anos e se declara apaixonado pelos rios que banham a região, disse que buscou agregar mais experiências aos turistas. “Quis aprender para oferecer mais uma opção de lazer a quem me procura para os passeios de barco. Mesmo com tantos anos de profissão, nunca parei de inovar. Quem é de fora vai replicar o diferencial que Três Lagoas tem e com certeza volta. O importante é que cada turista se sinta bem aqui”, enfatizou.

Já Priscila Ferreira de Souza, é agente de merenda e como cozinheira, há mais de 15 anos, decidiu participar da ação para aprender uma nova forma de fazer ceviche. “Quando soube da iniciativa, não pensei muito e logo fiz minha inscrição. Espero mais cursos assim. Seja para quem deseja aprender, para vender ou saber novas técnicas culinárias com pratos diferentes”, declarou.

Mais informações sobre ações do Sebrae/MS estão disponíveis por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.