ASN MS
Compartilhe

Páscoa: Vendas de chocolate são a porta de entrada para muitos no empreendedorismo

Kellen Assis, empreendedora e confeiteira apoiada pelo Sebrae/MS, conta como preparou sua doceria para a data comemorativa
Por Lanna Emi
ASN MS
Compartilhe

Muito mais do que uma data religiosa, a Páscoa significa renovação, celebração e, claro, muito chocolate. É um período em que famílias se reúnem para compartilhar momentos especiais e trocar presentes simbólicos, como os tradicionais ovos de chocolate. Além disso, o feriado pode representar a porta de entrada para muitos no empreendedorismo, por ser uma oportunidade de impulsionar as vendas, aproveitando a demanda por produtos temáticos e diferenciados.

Para as comemorações de 2024, as expectativas são altas. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae/MS e pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF-MS), a movimentação econômica com a Páscoa deve ter um aumento de 26% em Mato Grosso do Sul, em relação ao ano passado. A pesquisa revelou também que 56,53% dos entrevistados pretendem presentear no feriado.

O período é favorável para empreendedores que desejam expandir suas vendas. É o caso da empresária Kellen Assis, proprietária da confeitaria Dona Chefa (@donachefadocesgourmet no Instagram), produtora de doces gourmet, que adaptou sua doceria para a Páscoa. Ela decidiu inovar este ano produzindo balas gourmet banhadas no chocolate belga. “Eu quero adoçar a vida das pessoas”, afirma a empresária.

De funcionária à Dona Chefa

O chocolate e os doces em geral possibilitaram à proprietária da Dona Chefa a entrada no empreendedorismo. Tudo começou no final de sua licença maternidade, em 2021, quando foi desligada do local em que trabalhava. Com duas crianças, o mais velho com uma formatura marcada e a mais nova, uma bebê, ela precisou buscar uma alternativa. “Eu sempre gostei de cozinhar, sempre fiz doces para as festas de família. Por que não fazer isso para ganhar um dinheiro?”, relata.

Ao transformar seu hobby em uma oportunidade, Kellen decidiu formalizar sua empresa e buscar capacitações com o intuito de entregar doces de qualidade. Acompanhada pelo Sebrae/MS, desde 2022, a empresária participou do programa Sebrae Delas, que fomenta o empreendedorismo feminino. Durante seu tempo no projeto, a confeiteira se espelhou em outras mulheres para trilhar seu caminho.

“Olhando aquelas mulheres, que começaram do nada, chegarem no ápice do empreendedorismo, dando palestras, ensinando, mostrando… Pensei: ‘eu posso também, é aqui que eu vou entrar’. E me abriu a cabeça, para que eu pudesse investir mais no meu negócio e acreditar em mim. Dali em diante tudo mudou, as portas abriram e as pessoas começaram a me conhecer”, conta a empreendedora.

Formalização e vendas na Páscoa

Parte do público que irá presentar na Páscoa costuma adquirir produtos feitos artesanalmente. Na outra ponta, muitas pessoas aproveitam a data para trabalhar de casa e iniciar um negócio e com isso, gerar renda. Nestes casos, o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, afirma que a formalização é fundamental para potencializar as vendas e alcançar novos fornecedores.

“O MEI (Microempreendedor Individual) é uma excelente porta de entrada, com alguns benefícios interessantes. Com o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o empresário vai conseguir alcançar outros fornecedores, vai conseguir outros tipos de matérias-primas, para incrementar nos produtos e vendas”, destaca.

Além da formalização, quem irá vender na Páscoa deve “entrar no clima do feriado” e adotar ações para atrair novos clientes. Um exemplo está na produção de vídeos para as redes sociais. “É muito importante mostrar que o empreendedor é real, que faz a conexão com os clientes. Apareça nos vídeos, faça divulgação, use a temática da Páscoa”, disse Carlos Henrique Oliveira.

Outra dica está na preparação da empresa para os pedidos da festividade. “É preciso que o empresário esteja com o estoque certinho, que ele saiba precificar o seu produto ou serviço, entre outras medidas”, explica o analista-técnico.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.