ASN MS Atualização
Compartilhe

Turismo de experiência no Pantanal recebe incentivo do Pró Pantanal

Sebrae/MS e FundturMS apoiam ação para divulgar riquezas cultural e da natureza em Corumbá e região da Serra do Amolar
Por Rodolfo César
ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae/MS e FundturMS apoiam ação para divulgar riquezas cultural e da natureza em Corumbá e na região da Serra do Amolar

Como destinos turísticos, Corumbá e a região da Serra do Amolar possuem potenciais a serem explorados de forma responsável por conta das riquezas cultural e da natureza, diante da imensidão do Pantanal. As histórias e experiências que essa combinação proporciona foram vividas por influenciadores digitais e jornalistas, em press trip realizada com profissionais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e promovida pelo Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal, pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), com apoio da Pure Brasil. Essa ação ocorreu no final de junho.

O objetivo desse trabalho do Sebrae/MS e da FundturMS é incentivar o trade turístico no Pantanal e possibilitar desenvolvimento do ecoturismo na região de Corumbá. A ação encontra respaldo também no Polo Sebrae de Ecoturismo, que se dedica à produção e disseminação de conteúdos voltados para ajudar diversas pessoas interessadas e envolvidas no setor do Turismo a implementar ações de forma prática e contribuir para a construção de bases mais sustentáveis. Veja galeria de fotos na Editoria Multimídia.

Felipe Mendes, analista do Sebrae/MS, aponta que há público que quer ir além da viagem e viver uma experiência no destino. “O turista aceita pagar mais, e ele quer ter uma experiência melhor, envolvendo sustentabilidade. O Sebrae apoia a questão porque a gente vai estimular e fomentar para fortalecer esse mercado. Com isso, as pessoas que trabalham com o trade, em diferentes áreas, vão estar capacitadas, vão ter melhor gestão, vão poder agregar mais valor ao produto e ao atendimento que oferecem. Trata-se de um projeto a longo prazo que está sendo desenvolvido.”

Visita à Associação Renascer, na Serra do Amolar, na comunidade Barra de São Lourenço

Karla Cavalcanti, diretora de Promoção e Mercado da Fundtur MS, reforça a importância de se promover destinos únicos. “A realização de press trips são ferramentas de promoção. Os jornalistas e influenciadores produzem e veiculam matérias e conteúdos com diferentes linguagens, atingindo o público final. Muito importante quando um produto é tão diferenciado.”

A Pure Brasil, empresa com experiência de 20 anos no mercado nacional e com trabalho de arregimentar destinos, é parceria dessa ação. Gian Carlo Valias, diretor da Pure Brasil, ressalta que o destino Corumbá – Serra do Amolar oferece três pilares para turistas conhecerem e vivenciarem. “Esse é um roteiro pautado em três pilares: a natureza, pessoas e projetos. É um super produto, com um potencial incrível.”

Banho de São João em Corumbá, em 2022

A viagem foi realizada no final de junho para aproveitar o período de Banho de São João em Corumbá, festa que tem o título de Patrimônio Imaterial Nacional desde 2021. O evento cultural reuniu, neste ano, mais de 30 mil pessoas e foi promovido ao longo de quatro dias, entre 23 e 26 de junho. O roteiro por Corumbá ainda permitiu que os profissionais de comunicação que atuam em três estados conhecessem intervenções artísticas com atores locais e músicos do Moinho Cultural, tivessem contato com pessoas que cultivam a tradição da produção de andores para a Festa de São João. Ainda na Capital do Pantanal, ocorreu visita ao Museu de História do Pantanal (Muphan) e ao Memorial do Homem Pantaneiro (mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro), ambos localizados no Porto Geral.

A viagem prosseguiu para a região da Serra do Amolar, que fica distante cerca de 250 km de Corumbá – uma viagem de cerca de 5 horas em barco pequeno. Essa área está conectada com o Parque Nacional do Pantanal. Por se tratar de território de proteção natural, é possível realizar safaris fluviais e terrestres, com avistamento de diferentes animais, incluindo a onça-pintada vivendo de forma natural.

O favorecimento ao ecoturismo e possibilidade de turistas vivenciaram diferentes experiências com conexão com a natureza está alinhado ao trabalho de rede de proteção e conservação que existe na Serra do Amolar, por meio do programa Rede do Amolar, mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro desde 2008. Há ações integradas de diferentes entidades para a preservação de 276 mil hectares. Nesse local é possível realizar trilhas guiadas de 8 km e 15 km e alcançar picos de até 260 m de altura, que permitem observar visual do Pantanal, o serpentear que o rio Paraguai faz, imensidão de lagoas; bem como seguir pegadas de diferentes animais que vivem no bioma.

Parte da Serra do Amolar, no Pantanal

Nessa imensidão de águas alagadas, ainda há comunidades tradicionais que o roteiro da viagem incluiu para serem visitadas. Os moradores mais antigos da comunidade de Barra do São Lourenço contam histórias de cerca de 60 pessoas que tiram seu sustento da venda de isca viva para a pesca esportiva e conseguem produzir artesanato a partir de fibras retiradas de camalotes – plantas aquáticas – e transformar essa matéria-prima em produtos pessoais e para a casa. A Associação de Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço Renascer encabeça essa atividade.

Os produtores de conteúdo que participaram da viagem foram Rogéria Pinheiro, referência nacional e especialista em turismo de luxo; Felipe Mortara, jornalista especializado em turismo; o casal Rosiane Mendes e Lucas Ramos Mendes, que mantém o canal de viagens no Youtube Viva essa Viagem; e Rafaella Silva; jornalista na Nomad Roots.

Grupo formado por jornalistas e influenciadores digitais na Serra do Amolar

Polo Sebrae de Ecoturismo

Localizado em Bonito, na Unidade Regional do Sebrae/MS no município, o Polo de Ecoturismo é o primeiro do Sistema Sebrae voltado a este tema. Dentre os principais objetivos do centro de referência, estão o aumento da competitividade dos pequenos negócios, com inovação e sustentabilidade; o aproveitamento dos recursos naturais e socioculturais de maneira consciente; o apoio da comunidade local no desenvolvimento do potencial turístico local; e a promoção de atendimentos, programas e ações que visem a conservação de recursos naturais.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

  • Pró Pantanal
  • turismo de experiência