ASN MS
Compartilhe

Comunidade Salobra, em Miranda, recebe equipamentos de proteção individual para manejo de abelhas

Capacitações ligadas ao Pró Pantanal também permitem que população local desenvolva apicultura na região, consolidando nova possibilidade de renda
Por Amanda Maia e Natália Moraes
ASN MS
Compartilhe

Capacitações ligadas ao Pró Pantanal também permitem que população local desenvolva apicultura na região, consolidando nova possibilidade de renda

Para incentivar a produção de mel na região e com isso, tornar concreta uma nova possibilidade de renda aos seus moradores, a comunidade Salobra, no município de Miranda, vem recebendo uma série de ações via Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae junto a uma rede de parceiros. Para apoiar este trabalho, o Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai – SOS Pantanal entregou, no último domingo (27), equipamentos de proteção individual (EPI’s) de apicultura completos para a associação local da comunidade, que serão padronizados para todos os apicultores.

Ao todo, 11 moradores da região receberam os equipamentos, que irão auxiliar diretamente na rotina de fabricação do mel de forma segura. Eles também vêm participando de capacitações de apicultura básica e avançada, promovidos a partir de parceria do Sebrae/MS com o Senar/MS, por intermédio do Sindicato Rural de Miranda. Além disso, recebem acompanhamento técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com orientações para formar as colmeias, manejo na produção das abelhas e atendimento às regulamentações existentes para que haja uma produção profissional.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Katia Muller, explica que há um grande potencial no mercado de apicultura na região, que pode se uma tornar atividade econômica adicional. “Por meio do programa Pró Pantanal vamos continuar oferecendo apoio ao grupo de apicultura para ampliar a produção do mel, formalizar a atividade e inserir o produto no mercado, com o objetivo de tornar a atividade econômica sustentável uma fonte de renda e desenvolvimento para os moradores da comunidade Povoado Rio Salobra, do município de Miranda”, esclarece.

O apoio à comunidade, a partir do fomento ao empreendedorismo, tem como objetivo movimentar a economia local em períodos de fechamento da pesca, uma das fontes de renda dos moradores. Ainda como parte desta parceria, a comunidade Salobra é orientada na implantação de caixas e produção do mel. Neste ano, os moradores uniram esforços para a compra coletiva destas caixas de colmeias, para a estruturação do negócio. O projeto envolve a instalação de até 50 caixas para abelhas.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.