ASN MS
Compartilhe

Empreendedores de Rio Verde se unem para fazer “costelada” típica e prato é destaque em festival

Ideia surgiu devido ao projeto “Hoje é dia de feira”, uma ação do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae e Prefeitura
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Iguaria típica pantaneira, a costela de fogo de chão foi o prato sensação do Festival da Costelada Pantaneira, em Rio Verde de Mato Grosso. Mais de 300 pessoas participaram do evento que ocorreu neste domingo (5), na Feira do Produtor no município. Cerca de 220kg de costela foram servidos na ocasião, e para entregar essa quantidade ao público, os empreendedores locais se uniram na produção do prato, uma ideia inovadora que surgiu com a realização do projeto “Hoje é dia de feira” – uma iniciativa do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora.

O projeto “Hoje é dia de feira” apoia os empreendedores que atuam na Feira do Produtor, contribuindo para solidificar o espaço como um local de comercialização de produtos, promoção cultural e opção de lazer para a população. No projeto são realizadas oficinas com os feirantes em temas como precificação, atendimento, vendas e liderança, como forma de ajudá-los a melhorar o negócio. O associativismo também é trabalhado para incentivar a atuação em conjunto, por meio da Associação dos Feirantes de Rio Verde de Mato Grosso (FEPAF), que possui 18 pessoas cadastradas.

Após o acompanhamento junto aos feirantes, o Festival da Costelada Pantaneira é o marco de consolidação do projeto. Com isso, o prefeito Réus Antônio Sabedotti Fornari avalia que a Feira do Produtor está traçando um novo caminho para dar mais visibilidade ao trabalho dos feirantes. “A gente percebe que na Feira, os empreendedores estão se mobilizando para tornar esse espaço cada vez mais atrativo, tanto é verdade que os ingressos acabaram. A ideia é colocar essa festa no calendário oficial do município. Nós temos a melhor pecuária, e a melhor carne do Brasil”, enfatizou.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Candido Paiva, o evento é uma forma de auxiliar a ascensão da Feira como um ambiente de promoção cultural, capaz de transformar a economia. “O Festival da Costelada Pantaneira é a consolidação de todo esse trabalho, pois ajudamos os empreendedores a se prepararem para apresentar algo diferenciado para o público e atrair novos clientes. Com isso, incentivamos a geração de renda e auxiliamos a movimentar a economia”, destacou a analista.

Como parte do projeto, os feirantes participaram de workshop ministrado pelo chef Paulo Vasconcelos, consultor do Sebrae/MS. Ele auxiliou os empreendedores da área gastronômica a desenvolverem receitas que retratassem a cultura local, o que resultou no Festival da Costelada Pantaneira. “Nós fazemos um trabalho que visa estimular os feirantes a se organizarem para fazerem festivais, gerarem cultura, lazer, trazer a história da cidade para dentro dos pratos. E Rio Verde é um município típico pantaneiro. Os feirantes decidiram fazer a Costelada de Chão que leva muitas iguarias pantaneiras”, expôs o chef.

Feira promove valorização cultural

Um dos expositores na Feira do Produtor, durante o Festival da Costelada Pantaneira, foi o feirante Gelson Fernandes da Silva, mais conhecido como “Caveirinha”. Ele estava com a barraca “Comitiva Pantaneira”, e acredita que o evento também resgata a cultura pantaneira. “Nós temos muito a agradecer ao Sebrae e todo apoio que estamos recebendo para promover nosso trabalho aqui na feira. Os cursos têm sido fundamentais para o nosso desenvolvimento enquanto empreendedores”, pontuou.

Já para outro feirante e expositor, Roberto Martim da Silva, com o apoio do Sebrae, a Feira ganhou uma nova identidade e os comerciantes enxergaram oportunidades para alavancarem os negócios. “Com a ajuda do Sebrae, e através das capacitações, foi possível ampliar os nossos horizontes. Não tínhamos ideia de como fazer um evento tão impactante que pudéssemos expor o nosso empreendimento. E o resultado foi um sucesso”, salientou.

O empresário no ramo de supermercado e apoiador do projeto, Edmir Arnas, relata que além de dar descontos nos produtos para os feirantes, também faz doações para ajudar a alavancar os pequenos produtores. “Rio Verde precisa mais desse tipo de evento. Iniciativas como essa ajudam no desenvolvimento econômico da cidade de um modo geral. A Feira do Produtor é um projeto muito bem elaborado. Cabe a nós apoiarmos da melhor forma possível para fortalecer e desenvolver ainda mais esse projeto”, ressaltou.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Atualmente, o programa está em execução em 36 municípios de Mato Grosso do Sul com ações voltadas para fortalecer os pequenos negócios locais, seja no campo ou na cidade, além de atuar para a melhoria do ambiente de negócios em cada município.

Por meio do Cidade Empreendedora, além de Rio Verde de Mato Grosso, o projeto “Hoje é dia de Feira”, apoia mais de 390 empreendedores em 26 municípios do estado. São contempladas pela iniciativa as seguintes cidades: Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.