ASN MS
Compartilhe

Para fomentar negócios entre pequenas e grandes empresas, Sebrae/MS cria grupo de trabalho em Maracaju

Realizada por meio do Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura, iniciativa irá resultar na construção de um mapa de oportunidades para o município
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Com a presença de mais de 5 mil empresas ativas instaladas em Maracaju, uma iniciativa está em andamento no município para promover o encadeamento produtivo na região e gerar novas oportunidades localmente. Esse trabalho é desenvolvido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, e visa aproximar pequenos negócios locais de grandes empresas presentes no município.

Um passo importante para essa integração foi dado, nessa quinta-feira (9), com a criação de um grupo de trabalho para o fomento da cadeia produtiva. Na data, foi assinada uma parceria, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, entre o Sebrae/MS, as cooperativas Lar Industrial e Copasul, a rede supermercadista Grupo ABV, e a Neomille, usina de bioenergia e produção de etanol que está sendo construída no município.

A partir dessa parceria, será desenvolvido um mapa de oportunidades para Maracaju, além de um guia de atração de investimentos local, que irá expor oportunidades de negócio no município. As ações desse trabalho em conjunto envolvem ainda a qualificação de pequenos negócios locais com potencial para tornarem-se fornecedores das grandes empresas. Os empreendedores receberão consultoria especializada para atender diferentes demandas.

O analista-técnico e gestor de Conexões Corporativas do Sebrae/MS, Hugo Bittar, pontuou que esse engajamento repercute em ampliação de negócios e fomento para a economia local. “Um grupo de grandes empresas tem demandas de compras muito grandes. Então, com esse trabalho, nós identificamos essas necessidades, os níveis de criticidade, além de mapearmos a região, elencando os fornecedores possíveis para atender a cadeia produtiva, considerando também os tipos de demandas necessárias que não são atendidas pelo município para mostrar potencialidades de investimento. Isso ajuda as empresas no processo de investir localmente e em programas de encadeamento produtivo, com qualificação dos fornecedores locais”, explicou.

Mariana Morales Marques Quadros é agente de desenvolvimento na Prefeitura de Maracaju e reforçou que o grupo de trabalho montado vai gerar riqueza localmente. “Essa iniciativa permite reunir grandes empresas a pequenos e médios empreendedores de diversos segmentos, proporcionando um ambiente de networking e evitando a necessidade de as grandes empresas buscarem suprir essas necessidades fora do município, o que alavanca a nossa economia e amplia a geração de renda, promovendo o desenvolvimento”, destacou.

Sessão de Negócios entre pequenas e grandes empresas foi realizada em Maracaju após assinatura para de parceria para encadeamento produtivo na região

A gerente de suprimentos da Neomille, usina de bioenergia e etanol do grupo Cerradinho, Júlia Galbeiro Frizoni, afirmou que as empresas precisam assumir uma postura de geração de impacto positivo no território onde estão instaladas. “Em um cenário de constante evolução econômica e social, empresas têm um papel crucial no desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas. Reconhecemos a importância de contribuir para o progresso local, gerando impacto econômico, social e ambiental de forma sustentável e contribuir para uma cidade mais próspera, inclusiva e resiliente para todos os seus habitantes”, ressaltou.

O analista de recursos humanos da Lar Cooperativa, que mantém uma cadeia de atuação no agronegócio, Rodrigo Liel, reforçou que tanto o mapa de oportunidades, como o guia de atração de investimentos são ferramentas que favorecem um dinamismo econômico. “A cooperativa tem no seu modelo de gestão essa conscientização com a comunidade de trazer valores para a sociedade e esse trabalho que o Sebrae está desenvolvendo aqui é de suma importância, porque a gente diminui o distanciamento entre fornecedores, clientes e nosso próprio cooperado”, pontuou.

Na data, também foi realizada no município uma sessão de negócios, quando os empreendedores locais puderam conhecer sobre as demandas das grandes empresas e apresentar aos representantes delas os serviços e produtos que oferecem.

Para saber mais sobre mapa de oportunidades, o guia de atração de investimentos de Maracaju e ações desenvolvidas por meio do programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, entre em contato pelo 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.